29 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Secretaria de Segurança divulga números da GCM no primeiro trimestre de 2019

Postado em: 16/04/2019

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Segurança e Defesa Civil (Sesdec), divulgou nesta semana um balanço das atividades realizadas pela Guarda Civil Municipal (GCM) no primeiro trimestre de 2019. Segundo a Sesdec, as estatísticas de ocorrências que a GCM efetuou neste período, apontam 9.980 atendimentos, sendo estes: 1.852 atendimentos específicos e 8.128 atendimentos preventivos.

No relatório é possível acompanhar dados importantes, tais como, de pessoas presas em flagrantes, porções de entorpecentes apreendidos, apreensões de produtos comercializados ilegalmente, itens apreendidos por uso de cerol e armas e atendimentos do Botão do Pânico. Vale ressaltar que em levantamento feito pelo Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos (Indsat), no segundo semestre de 2018 a GCM de Sorocaba ficou entre as melhores dentre as 10 maiores cidades do Estado.

Os dados do relatório apontam ainda que foram abordadas 167 pessoas em atitude suspeita, 74 pessoas foram presas em flagrantes, sendo três menores de idade, e 81 atendimentos acionado pelo Botão do Pânico onde 12 pessoas foram presas e 4 liberadas. Foram apreendidos 15.026 porções de maconha, 9.896 de crack e outras 9.263 de cocaína. Além disso, 1.821 mídias piratas (CD e DVD), 569 cigarros ilegais, 5 linhas com cerol e 3 armas de fogo.

A melhor entre as 10 do Estado

A GCM de Sorocaba foi eleita pela Indsat no segundo semestre de 2018 a melhor entre as 10 Cidades do Estado de São Paulo, ela ocupa a primeira posição ao lado de São José dos Campos com a mesma pontuação, 607 pontos. As cidades também receberam Grau Médio de Satisfação e conquistaram a 1ª posição da lista geral. Ao todo, sete cidades foram classificadas com Grau Médio e três municípios receberam Baixo Grau de Satisfação. O que a pesquisa aponta no sentido da satisfação da população com a atuação da GCM é o resultado dos investimentos realizados pela atual administração na área, intensificando ações visando garantir a segurança do patrimônio publico e da população, entretanto, com ações integradas as demais forças policiais.

De acordo com o Indsat, este é o melhor índice de satisfação registrado em Sorocaba. As pontuações da Guarda ficaram entre 511 pontos e 631 pontos do 2º trimestre de 2017 para cá. O menor índice havia sido registrado no 3º trimestre de 2017 e melhor resultado foi obtido no 1º trimestre de 2018.

A atual administração, que tem a frente o prefeito José Crespo, tem investido cada vez mais na área de segurança. Com isto, foi responsável pela aquisição de 16 novas viaturas para a Guarda e 400 novos coletes balísticos.

Um dos projetos criado no Governo José Crespo é a Operação Legalidade onde a Guarda trabalha em conjuntos com a Secretaria de Planejamento e Projetos (Seplan), e visa combater construções clandestinas. Esse programa reúne o maior número de órgãos de defesa, como a Polícia Militar, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo, Cetesb, Saae, Urbes e das secretarias municipais de Habitação e Regularização Fundiária; Fazenda; Conservação, Serviços Públicos e Obras e Assuntos Jurídicos e Patrimoniais.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Atletas do Parque das Águas fazem apelo ao prefeito Manga

Nativos, imigrantes e simbiontes digitais

Legalização do aborto volta ao debate público com julgamento no STF

Fase de transição é estendida por 2 semanas e horário das 6h às 21h para comércios

Os nossos 30 anos de VT e o Jornal Ipanema - veja a coluna semana de Vanderlei Testa

Doria pede “calma” a Bolsonaro e diz que vai vaciná-lo com a antirrábica do Butantan