25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Os nossos 30 anos de VT e o Jornal Ipanema - veja a coluna semana de Vanderlei Testa

Postado em: 26/06/2021

Compartilhe esta notícia:

O artigo desta semana celebra os 30 anos da fundação da agência VT Assessoria de Imprensa, Eventos e Publicidade. Foi no dia 27 de junho de 1991 que registramos em cartório o início da empresa inspirada pelo empresário Benedito Pagliato.  Trabalhei como seu assessor de comunicação desde 1988. Um dia acompanhei a instalação da Rádio Ipanema em seu processo de montagem de equipamentos e testes de radiodifusão. O Francisco Pagliato era um garoto na época. Hoje o seu dirigente da emissora que retransmite a Jovem Pan. A história não apaga os fatos de nossa vida e lembranças. Naqueles tempos o visionário Benedito Pagliato já conversava comigo sobre o seu sonho de ter um jornal. Um dia me chamou na sua sala e solicitou um estudo de viabilidade técnica e financeira para montar esse veículo de comunicação impresso. Convidei o jornalista Homero Moreira Querido Filho,  em sua experiência profissional, para fazer parte desse trabalho terceirizado junto às empresas fornecedoras. Tempos depois estava na mesma sala do saudoso Pagliato com os números do investimento.

 

Anos depois, o Jornal Ipanema começava a rodar as suas páginas em tamanho tabloide, uma novidade na cidade. Curioso citar que nesse dia do lançamento do jornal Ipanema eu estava com a VT inaugurada, por inspiração do mesmo Benedito Pagliato que me incentivou na saída de sua empresa, a abrir uma agência. Fui o primeiro publicitário a comercializar um anúncio no Jornal Ipanema. A ligação afetiva com a família Pagliato marcou páginas destes 30 anos de vida que celebramos no dia 27 de junho de 2021.

 

Nunca imaginei que há três décadas um dia estaria escrevendo um artigo no  site do Jornal Ipanema, principalmente porque ninguém imaginaria a chegada da internet e rede social em 1991. Tudo em informática eram estudos e experiências. Em 1975 eu já tinha frequentado a Fundação Armando Álvares Penteado em São Paulo, cursando o primeiro curso de Análise de Sistemas em computador IBM que cabia pelo seu tamanho em uma sala de 15 metros quadrados. Hoje é um notebook.

 

Relatar um pouco das passagens destes 30 anos da VT necessariamente a Rádio Ipanema e o Jornal Ipanema com a sua importante presença é um fato histórico das comunicações sociais da cidade de Sorocaba. Rendo aqui uma homenagem especial ao Luiz Pagliato, irmão do Benedito Pagliato que sempre apoiou as iniciativas da rádio e jornal. A dona Vera Pagliato, presença constante com suas filhas Cristiane, Juliana e o filho Francisco (Kiko) em cada dia de vida no entusiasmo do marido Benedito Pagliato.

 

Finalmente dedico este artigo dos 30 anos da VT à minha filha Camila que desde os seus 14 anos está comigo na agência, começando há 24 anos a trabalhar em serviços gerais e hoje, formada publicitária com  graduação MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, leva profissionalmente os negócios para frente. É ela que cuida com o marido Sergio e a minha esposa Claudete da administração. Com a minha experiência de 40 anos em comunicação assessoro as iniciativas e acompanho os caminhos destes 30 anos que vi nascer com uma maleta nas mãos e uma sala de 12 metros quadrados no Edifício NS da Ponte. A VT cresceu e está instalada na avenida São Francisco, Santa Rosália, em sede própria. O Jornal Ipanema e a Rádio do Sistema Ipanema de Comunicação continuam a fazer parte diariamente de nossa história vencedora. Vencedora porque o nome VT nasceu da palavra Vitória, dedicado a minha avó Victória Calegari Testa.

 

Vanderlei Testa Jornalista e Publicitário escreve no Jornal Ipanema www.jornalipanema.com.br/n/opiniao. Email de contato: artigovanderleitesta@gmail.com

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Jaqueline visita unidades de saúde e acompanha trabalhos do Mutirão da Saúde

Ser de grupo de risco para a Covid-19 ou estar em isolamento não tira obrigatoriedade do voto

Família de idosa com Alzheimer denuncia prefeitura por descumprir ordem judicial de home care

Saae testa os seus funcionários para a Covid-19

Entidades católicas e evangélicas apresentam pedido de impeachment contra Bolsonaro

Envolvidos em briga no show de Henrique e Juliano em Sorocaba são identificados