27 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Secretaria da Saúde de Sorocaba informa: casos de Coronavírus têm 78 suspeitos e 13 descartados

Foto: Divulgação/Secom
Postado em: 20/03/2020

Compartilhe esta notícia:

Nesta sexta-feira (20), a cidade de Sorocaba passou de 67 para 78 casos suspeitos de coronavírus (COVID-19). Tratam-se de moradores do município.

 

Até o momento, além dessas suspeitas, 13 notificações foram descartadas pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL), órgão estadual responsável pelos exames da doença. Ainda não há previsão do resultado, mas, assim que esteja concluído, será divulgado a toda imprensa. Vale ressaltar que os suspeitos estão sendo monitorados diariamente pela Vigilância Epidemiológica, até o resultado dos exames.


A partir de agora, conforme determinação da Secretaria Estadual da Saúde, somente serão solicitados exames do novo coronavírus para pacientes suspeitos internados graves ou críticos e profissionais da área de saúde que apresentem sintomas de síndrome gripal.

 

O teste diagnóstico não deverá ser realizado em pessoas assintomáticas. Essas medidas buscam otimizar o bom uso desse recurso, cujos insumos estão restritos no mundo devido à situação pandêmica.


Neste momento são considerados como suspeitos todos os pacientes que apresentarem características de síndrome gripal. Ou seja, pessoa com febre e sintomas respiratórios, sendo que a febre pode não estar presente em alguns, como pacientes jovens e idosos, ou que esteja fazendo uso de medicamento antitérmico.

 

A orientação é que procurem uma unidade de saúde somente pessoas que percebam o agravamento dos sintomas, como falta de ar. Em situações menos complexas, é recomendado o isolamento domiciliar por até 14 dias.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo abre sindicância após viagem de ministro de Lula e servidores a Carnaval fora de época

Novo fluxo de atendimento para pessoas com problemas respiratórios começa a funcionar nesta 2ª

Com parecer negativo, Câmara vota projeto de Crespo para empréstimo milionário

De "chinês inventou o vírus" a empregada "indo para a Disneylândia", relembre frases de Guedes

MEC inicia consulta pública virtual sobre reforma do ensino médio

Troca de registro interrompe abastecimento na região da Vila Helena neste domingo