29 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Saúde registra aumento de 149% nos surtos de Mão–Pé–Boca em SP este ano

Foto: Agência Brasil
Postado em: 27/04/2023

Compartilhe esta notícia:

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) registrou um aumento de surtos da Doença Mão-Pé-Boca (DMPB) no estado. De janeiro a março deste ano, ocorreram 391 surtos da enfermidade, sendo que, no ano passado, no mesmo período, havia 157 notificações, um aumento de 149% em 2023.

 

Durante todo o ano de 2022, foram contabilizados no estado 387 surtos da doença, que pode se intensificar no outono, assim como as enfermidades respiratórias bronquite e sinusite.

 

A Doença Mão-Pé-Boca é uma síndrome viral e sazonal. Ela é mais frequente em crianças de até cinco anos, cuja transmissão ocorre por meio de secreções de vias aéreas, gotículas de saliva, via fecal-oral e pelo contato com lesões. Os fatores que provocam a circulação do vírus são socioambientais, e a prevenção ocorre por meio de medidas básicas de higiene, como lavar bem as mãos e evitar aglomerações, especialmente durante época de surto.

 

O vírus habita o sistema digestivo e pode provocar estomatites (um tipo de afta que afeta a mucosa da boca), causando febre alta nos primeiros dias e, posteriormente, pequenas bolhas nas mãos e nas plantas dos pés, manchas vermelhas na boca, amídalas e faringe. Também podem ocorrer sintomas como falta de apetite, vômitos e diarreia. Além disso, por causa de incômodos, há dificuldade para engolir e muita salivação.

 

“Geralmente, como ocorre em outras infecções por vírus, a doença regride espontaneamente após alguns dias. Não existe vacina contra esta doença, portanto, na maior parte dos casos, tratam-se apenas os sintomas”, explicou a infectologista infantil do Hospital Darcy Vargas, Doutora Helmar Abreu Rocha Verlangieri.

 

Na maioria dos casos, o período de incubação do vírus varia de 1 a 7 dias após a contaminação. O vírus pode permanecer em secreções da mucosa oral por até 2 semanas e na via respiratória de 1 a 3 semanas após a infecção.

 

Prevenção

 

– Deve-se manter medidas frequentes de higiene pessoal e do ambiente em que as crianças têm acesso, pois o vírus persiste no local por semanas em temperatura ambiente, perpetuando o surto;

 

– Atenção na troca de fraldas. Evite compartilhar objetos como pomadas e lenço umedecido;

 

– Evite qualquer ação que tenha o contato das mãos com a boca;

 

– Higienize itens de uso pessoal e do ambiente com solução de álcool etílico 70% ou desinfecção com solução clorada. Objetos pessoais devem ser higienizados antes de retornarem ao uso;

 

– Evitar a circulação de crianças menores de cinco anos em aglomerações públicas nos períodos de surto.

 

Tratamento

 

Não há tratamento específico para DMPB e a recuperação pode durar entre 7 e 10 dias. O uso de analgésicos, antitérmicos e hidratação pode auxiliar no tratamento dos sintomas.

 

Também é recomendado manter isolamento social, enquanto durar a fase de surto da doença, como, por exemplo, evitar que a criança frequente a creche por cerca de sete dias ou até o desaparecimento das lesões de pele.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Câmara quer tirar “limite” de Crespo para remanejamentos do Orçamento

Eduardo Bolsonaro mostra supostas provas de compra de madeira ilegal por países da Europa

EUA aprovam uso emergencial da vacina da Pfizer contra a Covid-19

Com #EleNão e vaias, show de Roger Waters tem repertório matador e clima tenso

Votos de Alckmin e de ex-suplente nas prévias do PSDB viram alvo de queixas

Natal sangrento: mulher é morta com diversas facadas e namorado surdo é o principal suspeito; ele foi preso