28 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Saae divulga cronograma de ações educativas sobre uso consciente da água até dezembro

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 04/10/2022

Compartilhe esta notícia:

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba definiu a programação para os próximos meses de visitas educativas, de porta em porta, sobre o uso consciente da água entre os munícipes. A ação consta do Plano de Ação Educativo da autarquia e vem sendo executada de maneira intensificada desde o início deste ano, sempre aos sábado, contemplando todos as regiões da cidade.

 

Neste mês de outubro, as ações estarão concentradas no Jardim Maria do Carmo e Vila Santana (dia 8) e, depois, na Vila Progresso (dia 15) e no Jardim Iguatemi (22). Em novembro, elas ocorrerão nos bairros do Éden (5), Cajuru (12), Aparecidinha (19) e Brigadeiro Tobias (22), e, em dezembro, na Árvore Grande (3), Vila Hortência (10) e no Barcelona (17).

 

Os agentes de Educação Ambiental do Saae/Sorocaba percorrem as casas e os estabelecimentos comerciais nos bairros, entregando aos munícipes um folheto informativo, com dicas e orientações sobre economia de água, tais como: fechar bem as torneiras após o uso e enquanto escova os dentes ou faz a barba; evitar banhos demorados; antes de lavar a louça, remover restos de comida dos pratos e das panelas, deixando-os de molho; molhar as plantas ao entardecer ou amanhecer, quando o sol é mais ameno; utilizar a capacidade máxima da máquina de lavar roupas e ficar atento a possíveis vazamentos em pias, chuveiros e vasos sanitários, entre outras.

 

Outro material divulgado é a Calculadora de Consumo de Água, que foi elaborada pelo Saae/Sorocaba e está disponível on-line, pelo link: https://www.saaesorocaba.com.br/calculadora-de-consumo-de-agua/. A ferramenta permite que a população, de forma gratuita e simples, tenha melhor avaliação e controle do consumo residencial de água.

 

De janeiro a setembro deste ano, ao todo, 35 bairros já foram visitados pelas equipes educativas do Saae/Sorocaba: Centro, Campolim, Cerrado, Jardim São Paulo, Central Parque, Jd. Simus, Júlio de Mesquita Filho, Piazza Di Roma, Jd. Santa Bárbara, Ipatinga, Parque Ouro Fino, Wanel Ville I, Wanel Ville V, Jd. Zulmira e Trujillo, Jd. Aeroporto, Vila Helena, Jd. Califórnia, Jd. Rodrigo, Vila Nova Sorocaba, Jd. Novo Horizonte, Horto Florestal, Parque São Bento, Altos do Itavuvu, Jd. Los Angeles, Jd. São Guilherme, Parque Vitória Régia, Parque das Laranjeiras, Jd. Casa Branca, Jd. Santa Marina, Além-linha, Vila Fiori, Vila Carol e Mineirão.

 

“Felizmente, a receptividade do público tem sido muito positiva. Trata-se de uma ação muito relevante, pois independentemente da época do ano, o importante é sempre economizar e fazer o uso consciente água. É não desperdiçar água hoje, para não faltar no futuro”, destaca a coordenadora da Equipe de Educação Ambiental do Saae/Sorocaba, Gláucia Cristini Franco.

 

Programas educativos

 

O Saae/Sorocaba oferece, gratuitamente, uma série de programas educativos sobre o uso consciente da água, cada um deles voltado a um público específico e todos realizados com o objetivo de promover a economia desse bem essencial, tão valioso à vida.

 

Por exemplo, o programa “O Saae vai até você” é direcionado para condomínios e empresas, conforme a necessidade de cada grupo. São abordados temas relativos ao meio ambiente, além de dicas e informações sobre o uso consciente e a economia da água.

 

A equipe de Educação Ambiental também realiza os programas “Água Viva” e “Revivágua”, que são voltados, além de para professores e alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino, também para empresas, clubes, associações, organizações e entidades.

 

Os agendamentos das atividades de Educação Ambiental podem ser feitos via WhatsApp: (15) 98158-0697 ou pelo e-mail: edambiental@saaesorocaba.sp.gov.br. É recomendado informar a quantidade prevista de público, a faixa etária, o tipo de ação, assim como as opções de datas e horários disponíveis.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Taty Polis será ouvida em CPI do Falso Voluntariado na próxima terça-feira (9)

Ministério da Saúde lança campanha de incentivo à doação de sangue

Festa de Aniversário de Sorocaba recebeu mais de 100 mil pessoas no Paço Municipal

Saae/Sorocaba intensifica campanha de conscientização para economia de água

Feriado da Padroeira do Brasil altera rotina dos serviços públicos

SP-Foto 2019 reúne obras de fotógrafos renomados para destacar talento brasileiro