29 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Rússia volta a atacar Kiev em dia de encontro de Putin com ditador da Belarus

Foto: Agência Brasil
Postado em: 19/12/2022

Compartilhe esta notícia:

FOLHAPRESS

A cidade de Kiev, capital da Ucrânia, voltou a ser atacada com drones nesta segunda-feira (19), dia em que também ocorre uma reunião entre o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e seu aliado Aleksandr Lukachenko, ditador da Belarus, em Minsk.

 


Autoridades emitiram alertas para que moradores buscassem abrigos, e ao menos quatro explosões foram relatadas na capital. O prefeito Vitali Klitschko disse que a infraestrutura urbana foi atingida e que o acesso à energia elétrica voltou a ser interrompido em algumas regiões.

 


"Engenheiros estão trabalhando para estabilizar o mais rápido possível o fornecimento de energia e aquecimento", disse ele, que recentemente trocou farpas com o presidente Volodimir Zelenski. "Há danos."

 


Durante a madrugada no horário local, a agência ucraniana de energia atômica, a Energoatom, emitiu comunicado acusando a Rússia de enviar um drone kamikaze para sobrevoar parte da Usina Nuclear do Sul, ou Usina Nuclear de Pivdennoukrainsk, na região de Mikolaiv.

 


A agência afirma que um drone Shahed, modelo de fabricação iraniana que possui explosivos em uma ogiva alojada na parte dianteira e é projetado para sobrevoar um alvo até que seja instruído a atacar, foi detectado no início da madrugada. "É uma violação da segurança nuclear."

 


A viagem de Putin à Belarus abriu o temor de que o encontro com a ditadura aliada possa estreitar os laços e aumentar a participação belarussa na Guerra da Ucrânia. Trata-se da primeira ida do líder russo a Minsk desde 2019, ano que antecedeu intensos protestos na região.

 


Antes da reunião, o Exército russo anunciou que militares de Moscou participarão de exercícios táticos na Belarus -em outubro, os países anunciarão a formação de uma força conjunta de milhares de soldados.

 


A Rússia também anunciou que vários navios de guerra participarão nesta semana de treinos conjuntos com a Marinha da China, em mais uma demonstração da aproximação entre Moscou e Pequim, acelerada desde o início da guerra no Leste Europeu.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bolsonaro diz que pode entrar em eleição para influenciar em São Paulo, Santos e Manaus

HASTA PÚBLICA Nº 03/2021 – SOROCABA/SP EDITAL DE LEILÃO – 21 DE SETEMBRO DE 2021 às 12h30

Motorista capota ônibus e complica o trânsito no trecho Sorocaba-Votorantim

Reunião define detalhes de ferramenta virtual contra crimes cometidos no trânsito

Motoboy que ficou nu em assalto desabafa: "com o serviço de entregador eu ajudava na renda de casa"

“Game of Thrones” queria “mitar”, mas acabou apressada e desvalorizando personagens