19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Reunião define detalhes de ferramenta virtual contra crimes cometidos no trânsito

Postado em: 10/11/2018

Compartilhe esta notícia:

Na sexta-feira (9), o Centro de Controle Operacional (CCO) da Urbes, na rua Chile, foi o local escolhido para a reunião das autoridades do trânsito de Sorocaba para tratarem dos detalhes da primeira ferramenta virtual contra crimes cometidos no trânsito, que estará disponível à população em dezembro.

No CCO, o secretário de Mobilidade e Acessibilidade e presidente da Urbes, Luiz Aberto Fioravante, apresentou a estrutura de monitoramento da Urbes às autoridades presentes: o juiz de direito, Dr. Jayme Walmer de Freitas; o secretário de Segurança e Defesa Civil, Jeferson Gonzaga; o major da Polícia Militar Rene Marcelo e o comandante da Guarda Civil Municipal, Marcos Mariano. Lá puderam discutir a legalidade da ferramenta de comunicação para a educação do trânsito, a gestão municipal do trânsito e ainda como cada autoridade, dentro da sua área de atuação, poderá colaborar para um trânsito mais seguro.

Quando o cidadão presenciar uma infração de trânsito poderá denunciá-la, via WhatsApp, para um número de celular especifico ligado diretamente ao CCO da Urbes. Lá a denúncia poderá ser verificada pelas câmeras de monitoramento, com o envio de um agente de trânsito ao local da denúncia ou ainda com o envio de um guarda civil municipal ou de um policial militar. Quando a denúncia não puder ser confirmada, o suposto infrator receberá uma correspondência com um comunicado de cunho educativo, alertando-o para a suposta infração.

O secretário de Mobilidade destacou a importância da integração de todos os setores envolvidos na segurança viária para a eficiência da iniciativa, coibindo as infrações e educando a população. “Uma das metas do governo é trabalhar dentro da legalidade, construindo uma gestão do trânsito participativa”, completou Fioravante.

O lançamento oficial está agendado para o próximo dia 30 de novembro de 2018, no prédio da DARAJ, na rua 28 de outubro, no Auditório da Escola Paulista da Magistratura.

O CCO da Urbes

O Centro de Controle Operacional da Urbes possui um painel de visualização das câmeras de monitoramento da cidade, com excelente capacidade de exibição e tecnologia avançada. O painel, denominado Vídeo Wall Flat Vision LED 46”, formado por 12 displays de cristal líquido, proporciona a exibição das 65 câmeras da Urbes ao mesmo tempo, o que torna a visualização do trânsito na cidade mais eficaz e facilitada para os agentes de trânsito que fazem o monitoramento via CCO.

Além das câmeras, o sistema conta com um software de controle automático do tamanho e posição das janelas de todas as aplicações visualizadas no painel. A ferramenta permite a criação de múltiplos layouts e mudanças rápidas e simultâneas de uma ou mais janelas de aplicações visualizadas no painel, entre outras funcionalidades.

O sistema de câmeras de trânsito disponíveis em Sorocaba está de olho, 24 horas por dia em tudo o que acontece nos principais corredores viários.

Através do videomonitoramento feito via CCO, é possível detectar interferências nas vias públicas (acidentes, congestionamentos, veículos quebrados, veículos estacionados irregularmente, etc.), o que possibilita o encaminhamento imediato de equipes de campo para solução das ocorrências, bem como, quando necessário, a adoção de medidas para alterar, por meio do Sistema de Controle Semafórico, o tempo de verde em determinadas interseções, promovendo a fluidez viária necessária entre outras medidas.

Os agentes de trânsito que trabalham no CCO da Urbes são treinados e habilitados para entrar em contato com as equipes que estão nas ruas ou outro órgão como Guarda Civil Municipal, Polícia Militar ou bombeiros, fornecendo detalhes e apoio nas ocorrências de trânsito para que o problema seja solucionado o quanto antes.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Quem perdeu a data pode se vacinar a qualquer tempo em SP

Vídeo flagra colisão seguida de capotamento em avenida de Sorocaba

Polícia Federal investiga desvio de recursos públicos na área da saúde em Sorocaba

Brasil encara a Itália e busca classificação para as oitavas na Copa

Caixa anuncia regras e prazos para saques do FGTS e cotas do PIS

Brasil ultrapassa 4.000 mortos por Covid em um só dia; número dobrou em menos de um mês