27 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Risco de infarto aumenta no período de Natal e Ano Novo

Foto: Agência Brasil.
Postado em: 19/12/2023

Compartilhe esta notícia:

Estresse, ansiedade, má alimentação e outros fatores favorecem os problemas cardíacos nessa época do ano, explica o cardiologista Fernando Nobre

 

Com as festas de Natal e Réveillon, vem também mudanças na alimentação, rotina de trabalho mais intensa para atender a compromissos, as preocupações para o início do próximo ano, como contas a pagar, situações que aumentam a ansiedade e o estresse. Ademais, mudanças nas rotinas necessárias à manutenção dos parâmetros vitais, como uso regular de medicamentos e práticas regulares de atividades físicas, podem ser comprometidas.

 

Estudos do International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR) mostram que a tensão em dezembro, se comparada aos outros meses do ano, aumenta em média 75%. Pesquisa, publicada na revista Circulation, a principal da American Heart Associations, mostrou que ocorrem mais mortes por causas cardíacas, nos Estados Unidos, em 25 de dezembro, do que em qualquer outro dia do ano, seguido por 26 de dezembro e 1º. de janeiro.

 

A cardiologista do Monte Sinai Hospital System, na cidade de Nova York, Johanna Contreras, ressalta que “os feriados trazem muito estresse adicional para muitas pessoas. Há muitas festas e reuniões familiares onde muitos tendem a abusar de comidas e bebidas”.

 

A observação é compartilhada pelo cardiologista Fernando Nobre. “Nessa época do ano ocorre uma alteração na rotina da vida pessoal e do trabalho, fazendo com que os níveis de ansiedade e estresse aumentem consideravelmente, além de uma natural redução ou mesmo abolição do uso de medicamentos essenciais. O ideal para lidar com isso é a prevenção e conhecer os sintomas do infarto”, alerta o médico.

 

Entre os sintomas mais frequentes do infarto estão desconforto no peito (em geral queimação ou dor em aperto, que pode ser irradiada à mandíbula, braço esquerdo ou dorso) sudorese e palidez. O cardiologista destaca que o período de festas não deve ser um momento para exageros, principalmente na alimentação e tampouco descuidos com medicamentos de uso continuado. “Quem tem pressão alta ou outros problemas cardíacos deve manter nesse período os mesmos cuidados, como comer e beber com moderação, evitando ingestão excessiva de sal. Já para diminuir o estresse, um passeio ou uma viagem com a família e amigos certamente será o melhor presente para todos”, diz o médico.

 

A onda de calor que atinge o Brasil – mesmo antes do início do verão (que começa dia 22 de dezembro), também é um fator que exige atenção. “As altas temperaturas podem determinar reduções importantes da pressão arterial, com diminuição da perfusão (alimentação) dos órgãos. Em especial, coração e cérebro podem ser os mais afetados”, pontua. “Enfim, no Natal, no Réveillon, no calor ou no inverno, em qualquer tempo, cuidados com a saúde são essenciais”, conclui.

 

Sobre o Dr. Fernando Nobre Fernando Nobre é Doutor em Medicina pela USP (Universidade de São Paulo), com área de concentração em Hipertensão Arterial. O especialista em cardiologia e hipertensão é professor convidado da Faculdade de Medicina da USP – Ribeirão Preto.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ex-prefeito Renato Amary é hospitalizado após fraturar quadril em queda

Sorocaba é a segunda cidade do interior com maior venda de imóveis no 2° trimestre

Mapa mostra onde estão casos de coronavírus em Sorocaba

Fundo Social entrega mais de 20 mil brinquedos às crianças na Caravana do Natal Solidário

1400 funcionários do trânsito e transporte foram testados para Covid-19; resultados ainda não saíram

Peça de José Simões é destaque teatral no feriado em São Paulo