19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

1400 funcionários do trânsito e transporte foram testados para Covid-19; resultados ainda não saíram

Agência Sorocaba
Postado em: 16/07/2020

Compartilhe esta notícia:

Os mais de 1400 funcionários do transporte público e do trânsito de Sorocaba passaram pela testagem de Covid-19 na cidade nesta terça (14) e quarta-feira (15). Os resultados serão obtidos após 48 horas e encaminhados aos setores de Recursos Humanos das empresas e da Urbes, que estarão responsáveis por informar os funcionários da positivação ou não para a Covid-19.

A coleta de sangue da testagem para a Covid-19 foi uma ação realizada com foco nos profissionais que trabalham nos setores de trânsito e transporte público de Sorocaba e que estão diretamente em contato com a população. Por dois dias, 1.403 pessoas entre motoristas e agendes de bordo do transporte coletivo, agentes de trânsito e funcionários dos terminais urbanos, passaram pelo exame. 

Com esse número, a Prefeitura de Sorocaba e seus parceiros contribuem com a meta da ação, que teve como objetivo diminuir os riscos de contaminação da população que precisa utilizar o transporte coletivo em momento de pandemia, e saber quem já contraiu a doença, inclusive aqueles que não manifestaram sintomas.

Coordenada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes e da Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob), a testagem contou com o trabalho da Secretaria da Saúde (SES), por meio da Vigilância Epidemiológica, e parceria da Concessionárias BRT Sorocaba, das operadoras Consor e STU, do Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região, do Pátio Cianê Shopping e da IMED Saúde, que cedeu corpo técnico profissional para a ação.

“Acho muito importante a ação porque a Covid-19 não é uma doença que é uma brincadeira, está matando muita gente eu fiquei muito contente com a iniciativa da Urbes. A gente fica ansiosa com o resultado, mas vai ser bom para todo mundo”, comentou Adriana Andrade Lopes, de 31 anos. Ela trabalha há 6 anos como agente de trânsito da Urbes e está afastada por estar gestante.

Para Marcelo César Novaes, de 39 anos, que está há 10 anos na Urbes e é agente de trânsito, a iniciativa pode proporcionar a ele trabalhar mais tranquilo e se prevenir ainda mais.

 “É uma atitude excelente para evitar a disseminação do vírus. A expectativa é que, se tivermos algum assintomático, que o teste possa estar contribuindo para que o vírus não se propague ainda mais”, disse o motorista Marcos Rogério Barísio, de 43 anos, do transporte coletivo.   

“Foi extremamente gratificante reuniu tantas mãos numa força-tarefa para testar tanta gente em apenas dois dias. Trata-se não somente de uma preocupação laboral que temos com esses profissionais, mas sim, com a população toda, a fim de evitar a propagação da Covid-19. Esta foi uma ação coletiva que aconteceu graças ao comprometimento dos parceiros em unir forças e auxiliar contra um mal que assola toda a sociedade, que se traduz num trabalho contínuo em vistas a buscar sempre o melhor para a população, especialmente neste momento difícil que atravessamos”, finalizou Gilmar Tadeu, secretário de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico e diretor-presidente da Urbes.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Votorantim confirma mais 12 casos de covid-19   

Lula diz que Bolsonaro falha ao não orientar população sobre o que fazer diante da pandemia

Manga fala sobre variante Ômicron: "sinal de alerta"

Receita antecipa liberação de programa gerador do IR 2024

Confira a programação da Feira de Artesanato de Sorocaba no mês de novembro

São Paulo vai exigir passaporte de vacina contra Covid em todos os eventos