28 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Reservistas de 1973 do Tiro de Guerra de Sorocaba comemoram 50 anos de alistamento - coluna de Vanderlei Testa

Arte: VT
Postado em: 11/05/2023

Compartilhe esta notícia:

O médico Francisco Jarbas Vieira de Souza é um dos reservistas do Tiro de Guerra, Turma de 1973, que comemoram 50 anos de serviços à pátria em 2023. O alistamento militar em Sorocaba às Forças Armadas motiva anualmente milhares de jovens recrutas ao cumprimento de um dever cívico-militar.

 

O Tiro de Guerra de Sorocaba foi criado em 21 de maio de 1917, com a denominação de “Linha de Tiro número 359”, e funcionava como Sociedade Civil. No próximo domingo, dia 21 de maio, a corporação celebra 106 anos de existência em Sorocaba. Muitos de nossos pais e avós certamente fizeram parte dessa história do exército brasileiro. Na documentação dos registros do Tiro de Guerra de Sorocaba, consta que durante a 2a Guerra Mundial, a Linha de Tiro 359 foi extinta e em seu lugar foi criado o Tiro de Guerra 02-048 pela Portaria número 8747, de 31 de Outubro de 1945.

 

O primeiro Diretor do Tiro de Guerra na cidade foi Doracy Amaral, Prefeito Municipal de Sorocaba, nomeado em 1º  Fevereiro de 1946. Esse período pós Segunda Guerra Mundial, foi marcante na população brasileira.

 

Sempre houve um instrutor militar conduzindo os jovens recrutas na formação de suas vidas. O primeiro Instrutor em Sorocaba foi o 1º Sargento Antonio Remio Ribeiro, nomeado em 07 Janeiro de 1946. Nomes como os dos sargentos Moacyr Aguiar, Nelson Cursino, Frederico Guilherme Meyer, estão registrados na memória de quem serviu o exército até 1973, quando a Turma deste jubileu de Ouro assumiu com a liderança do Segundo Sargento Léo Humberto Campos, diz Francisco Jarbas.

 

Alguns dos nomes citados da sua turma de 1973, pelo reservista Jarbas, foram: Jefferson Alamino, João Rached, Jorge Matielli, Luciano Viana, José Crespo Gonzales, cujo pai era o prefeito de Sorocaba.

 

Em 29 de janeiro de 1977, o Tiro de Guerra passou a ocupar a atual Sede da rua Manoel Lopes, 235, no bairro do Além Ponte. O prédio recebeu a denominação de Edifício “Pracinhas da FEB”. A liderança política  do Tiro de Guerra à época era ocupada pelo dr. Armando Pannunzio, Prefeito Municipal. O Chefe da Instrução aos recrutas era o Segundo Sargento Orlins Pinto Guimarães.

 

Em 27 de Março de 1979, pela Portaria número 878, o Tiro de Guerra recebeu a denominação de “Tiro de Guerra 02-040” , com sede na Rua Sargento  Antônio Rêmio Ribeiro 55, Vila Hortência. O saudoso militar Rêmio, foi o responsável pelo TG em 1946.

 

Em 2017, o Tiro de Guerra comemorou seu primeiro centenário de criação em Sorocaba. Foi um marco importante da presença da Força Terrestre na cidade.

 

Denominação histórica do Tiro de Guerra de Sorocaba Tiro de Guerra 02-040 é uma forte referência da presença efetiva das Forças Armadas, mais especificamente do Exército Brasileiro, na cidade de Sorocaba-SP.

 

Os cidadãos sorocabanos, designados para servir no Tiro de Guerra 02-040 (Sorocaba), sempre têm em muito boa conta as lembranças do período de prestação do serviço militar, tanto no aspecto da instrução cívico-militar, como no relacionamento com os companheiros e os instrutores, pois, desse período nascem amizades que se leva para toda a vida, lembrando também que o TG tem importante atuação em campanhas de cunho comunitário tais como a “Campanha do Agasalho” e “Campanha de Combate à Dengue”, entre outras, o que também contribui para formação da consciência desses jovens, disse o médico Francisco Jarbas, citando um documento histórico do Tiro de Guerra.

 

Também há que se pensar que muitos personagens da história de Sorocaba prestaram o serviço militar no TG, além de inúmeros cidadãos hoje colocados nas mais diversas categorias profissionais e ramos de atividade e nos mais diversos níveis de responsabilidade dentro de suas respectivas áreas de atuação, destacou o Fernando Negrão Duarte, um dos membros da Associação de Reservistas do Tiro de Guerra de Sorocaba, que divulga e participa ativamente da associação.

 

Vanderlei Testa (artigovanderleitesta@gmail.com) Jornalista e Publicitário escreve no portal  do jornal Ipanema

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Carro "voa" ao subir em defensa de concreto; três ficaram feridos

Vacina da Janssen de dose única chega ao Brasil; proteção é de até 88% contra casos graves de Covid

Sorocaba, aniversário a gosto do povo nas ruas - veja a coluna semanal de Vanderlei Testa

Governo diz que nem todos os corpos soterrados serão resgatados em Brumadinho

PAT de Votorantim oferece 234 vagas de emprego para o dia 25 de outubro

Menor suspeito de ter participado de morte de mulher é apreendido