08 de Maio de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Programa inédito de Residência em Enfermagem Pediátrica tem vagas abertas em Sorocaba

Foto: divulgação
Postado em: 11/01/2021

Compartilhe esta notícia:

Em caráter inédito, a Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUC-SP, campus Sorocaba, abriu duas vagas para o Programa de Residência Uniprofissional em Enfermagem Pediátrica. O processo seletivo inclui duas etapas: uma prova escrita e uma entrevista para análise do candidato. Os interessados podem inscrever-se até 18 de janeiro, por meio do site www.nucvest.com.br. A taxa é de R$ 200,00. Os resultados serão publicados em 18 de fevereiro.

 

O programa é destinado a candidatos com formação universitária em Enfermagem e/ou portadores de diploma revalidado no Brasil. Sua duração é de dois anos, com início em 1º de março de 2021 e término em 28 de fevereiro de 2023. A carga horária semanal é de 60 horas, distribuídas entre atividades teórico-práticas, incluindo plantões de acordo com a escala do serviço.  

 

Após concluir a residência, os profissionais recebem título de especialista e podem atuar nos três níveis de atenção à saúde da criança. Esta área é considerada prioritária pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pela rede privada, inclusive com política de saúde específica, denominada Política Nacional de Atenção à Saúde da Criança (PNAISC).

 

De acordo com a coordenadora do Programa de Residência Uniprofissional em Saúde – Enfermagem Pediátrica, Drª Izabel Cristina Ribeiro Saccomann, “a grande vantagem do programa é que é o único em Sorocaba e região, propiciando ao residente vivenciar intensamente o mundo do trabalho do enfermeiro. Com isso, poderá adquirir a qualificação técnico-científica na área e aprender uma prática clínica mais avançada”. Ela complementa: “Ao todo, são 5.760 horas de formação, sendo 4.608 horas de atividades práticas e 1.152 de atividades teórico-práticas. Além disso, o residente será remunerado com bolsa de estudos durante o programa”.

 

A coordenadora reforça que o Hospital Santa Lucinda (HSL), conhecido pela sua excelência na área pediátrica, se constitui como o principal cenário dentro desta proposta. Por ser integrado à PUC-SP, o hospital é cadastrado como hospital de ensino junto aos Ministérios da Saúde e da Educação, atuando como campo de estágio nas áreas de Medicina e Enfermagem e possui o mérito de ser o único hospital de Sorocaba a ter, em seu corpo clínico, todos os docentes da FCMS.

 

“Uma das metas do HSL é a obtenção do selo Iniciativa Hospital Amigo da Criança”, relembra Izabel. “Em 2011/12, ele já adquiriu o Prêmio Gestão com Qualidade, concedido pelo Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP).” A instituição de saúde também está inserida na Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), implementando os 10 Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno, propostos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Aneel define que consumidor não vai pagar adicional nas contas de luz de junho

Advogado de Maradona: ‘A ambulância demorou mais de meia hora, o que é um crime’

Quatro morrem na madrugada gelada da capital paulista, afirmam movimentos

Rapaz inconformado com fim de relação mata ex-namorada e ex-cunhada

Lula pede à Justiça adiamento de interrogatório para visitar papa Francisco

Prefeitura determina que UPH Zona Norte e UPA Éden também atendam como referência Covid-19