26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Procon orienta consumidor por conta da suspensão das aulas em escolas e instituições privadas

Foto: Divulgação/Secom
Postado em: 16/03/2020

Compartilhe esta notícia:

Em face da eventual suspensão de atividades educacionais por escolas, faculdades e demais cursos livres, o Procon está orientando aos consumidores acerca de seus direitos.

 

A orientação é uma ação preventiva com a finalidade de esclarecer possíveis dúvidas relacionadas a questões financeiras de instituições de ensino privadas.

 

Os serviços educacionais caracterizam-se como contratos de natureza contínua e renovável, permitindo a possibilidade de compensação futura das aulas suprimidas neste momento.

 

A responsabilidade pela reposição das aulas é inteiramente dos contratados. Caso as instituições de ensino não tomem as medidas cabíveis para repor as aulas suprimidas, dentro de todo o período de ano letivo, os contratantes deverão recorrer ao Procon, abrindo uma reclamação.


Algumas escolas estão transmitindo aulas on-line a fim de evitar o contato e possíveis aglomerações, para tentar diminuir prejuízos ao conteúdo pedagógico.

 

Assim, os consumidores não possuem direito à dedução de valores, se considerado que não haverá supressão do serviço, mas, sim, a mudança na sistemática ou metodologia de ensino adotada pelas instituições.

 

De acordo com o órgão, a suspensão, por questão extraordinária, não deve ser considerada quebra de contrato.


Em tempo de pandemia o Procon indica que consumidores contatem as empresas na busca de resultados justos e bom senso, com a finalidade de conseguir um acordo bom para ambas as partes.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Semáforo em “amarelo piscante” representa apenas 1% de falhas ao dia, diz Urbes

Celular do ministro Paulo Guedes é hackeado, diz assessoria

Dupla é presa após furtar tambores com óleo de cozinha

Bandido luta contra funcionário e atira durante tentativa de roubo a padaria

Covid mata pessoa não vacinada em Sorocaba

4° Mutirão de Empregos Sorocaba tem 2 mil vagas para inscrições