26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Primeiras vigas do novo viaduto da Av. J.J. Lacerda já foram içadas; obra custará R$ 10 milhões

Agência Sorocaba
Postado em: 15/12/2020

Compartilhe esta notícia:

O trabalho de içamento das vigas do novo viaduto da Avenida José Joaquim de Lacerda, na Zona Norte, prossegue nesta terça-feira (15) com o deslocamento dos itens previsto a partir das 19h, partindo da área do antigo Matadouro, na Rua Paes de Linhares, no Jardim Brasilândia, até o canteiro de obras. O içamento das vigas segue o cronograma da construtora responsável pela obra e fiscalizado pela Prefeitura de Sorocaba, com apoio da Urbes – Trânsito e Transportes e da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Serpo). Na sequência, as vigas começam a ser levantadas para serem sustentadas pelos pilares.

Por conta de toda essa operação, algumas vias do trajeto de deslocamento dos materiais e do entorno da obra terão interferências no trânsito. São elas: Avenida José Joaquim Lacerda com Rua Geraldo Palombo terá fechamento total de trânsito e a Rua Hermelino Matarazzo terá a faixa da direita interrompida. Já a Avenida Ipanema estará totalmente liberada ao tráfego desta vez.

Agentes de trânsito da Urbes acompanharão toda a operação, que deve acontecer por toda a noite, chegando perto do amanhecer. Vale destacar que tanto os veículos como também os pedestres e os ciclistas que passam pelo local das obras devem redobrar os cuidados nesse deslocamento, especialmente respeitando as leis de trânsito e as orientações dos amarelinhos, que visam preservar a segurança de todos.

Sobre o içamento

As vigas de 15 metros pesam 35 toneladas cada e as de 30 metros têm seu peso estimado em 55 toneladas. Os guindastes que serão usados para o içamento das vigas têm capacidade de carga de 250 toneladas. Na operação estarão envolvidos quatro guindastes: Dois no canteiro de obras pra o içamento até as colunas e outros dois que serão responsáveis pela colocação das vigas nas carretas que transportarão as peças até a obra.

Sobre o novo viaduto da Av. J.J. Lacerda

A implantação do viaduto, projetado para proporcionar a ligação direta entre as avenidas Ipanema e J.J. Lacerda vai reduzir em até 60% o volume de veículos na interseção, que hoje é disciplinado por semáforos. Com o viaduto pronto haverá maior fluidez do trânsito naquela região.

A obra do viaduto JJ Lacerda/Avenida Ipanema faz parte do complexo viário Franco Montoro, que faz rede com o eixo Norte/Sul do sistema BRT Sorocaba, uma região que registra a circulação de mais de 80% das linhas do transporte coletivo da cidade. Por ali passam mais de 2,8 mil veículos por hora.  Está orçada em mais de R$ 10 milhões, com financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina — anteriormente, Corporação Andina de Fomento (CAF). A previsão de término é março de 2021.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

‘Crespo no Buraco’ causa reunião de emergência e faz equipe de obras da Prefeitura ir às ruas

Complexo Anhembi terá 300 leitos para pacientes de Covid-19 até o dia 6 de abril em São Paulo

SP criará comitê e deve preparar leitos de hospital depois da confirmação do 1º caso de coronavírus

PGR envia ao Congresso parecer contra adiamento das eleições municipais

Bolsonaro diz que reforma administrativa está madura para ser enviada ao Legislativo

Taxa de letalidade da covid em Sorocaba fica acima da média nacional