24 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

SP criará comitê e deve preparar leitos de hospital depois da confirmação do 1º caso de coronavírus

Foto: Sergio Andrade/Divulgação
Postado em: 26/02/2020

Compartilhe esta notícia:

Mônica Bergamo, FOLHAPRESS


O governo de São Paulo decidiu criar um comitê de contingenciamento para enfrentar a chegada do coronavírus. Ele será coordenado pelo infectologista David Uip e reunirá os maiores especialistas em doenças contagiosas do estado, como o infectologista Marcos Boulos, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, e o diretor do hospital Emílio Rivas, Luiz Carlos Pereira Junior.


O estado registrou na terça (25) o primeiro caso de coronavírus do Brasil. O paciente está internado no hospital Albert Einstein e foi contaminado na Itália, onde esteve em viagem a trabalho de 9 a 21 de fevereiro.


"Guerra é guerra", diz Uip, que já foi contactado para assumir a função. Segundo ele, São Paulo está preparado para enfrentar o vírus. "O estado já passou por outras epidemias, como a do H1N1", afirma o médico. Em 2009, foram registrados 1.900 casos na capital paulista e 9.000 em todo o estado.


Segundo ele, há planos de contingenciamento já elaborados para enfrentar a chegada do vírus. Eles precisam apenas ser atualizados e implementados.


Uma das primeiras providências deve ser isolar leitos de hospitais públicos e privados para receber eventuais pacientes infectados. Haverá também medidas de proteção a profissionais de saúde e estudos rigorosos sobre o fluxo de entrada de pacientes no sistema de atendimento e hospitalar.


Ele afirma que várias questões precisarão ser esclarecidas para a população -como a necessidade de uso de máscaras, por exemplo.


Elas precisam ser descartadas a cada período e cada pessoa teria que usar no mínimo três máscaras por dia. "Seriam 600 milhões de unidades por dia", afirma Uip, notando que dificilmente as pessoas vão conseguir manter o uso das máscaras.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bolsonaro é o padrinho que mais atrapalha em São Paulo, diz Datafolha

Desde 2002, Brasil sofreu 23 ataques em escolas, de acordo com pesquisa da Unicamp

Brasileiros que estavam em Gaza chegam ao Brasil nesta segunda

Saúde quintuplica distribuição de cloroquina no SUS e tenta desovar estoque recebido dos EUA

Câmara de Sorocaba aprova projeto que adequa lei que trata de lotes urbanizados

Votorantim confirma 65 novos casos de Covid-19 e registra mais seis óbitos; recuperados chegam a 760