28 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura prossegue com ações humanitárias para atender moradores atingidos pelas chuvas

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 14/03/2022

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, neste domingo (13), prossegue com as ações humanitárias para atender os moradores atingidos pelas fortes chuvas que aconteceram na madrugada de sábado (12) e mantém atuantes equipes de trabalho, reunindo a Defesa Civil, Guarda Civil Municipal (GCM), Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Urbes – Trânsito e Transportes, Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), Ouvidoria Geral do Município e Secretaria da Cidadania (Secid).

 

Mais de 400 famílias foram visitadas, desde sábado, sobretudo nas áreas mais afetadas: Jardim Marly, Jardim Itapemirim, Mineirão, Vila Rica, Maria do Carmo Abaeté e Parque das Águas. Ao todo, mais de 200 colchões, cobertores e cestas básicas já foram distribuídos. “Uma família de cinco integrantes foi levada para um abrigo provisório e receberá auxílio de refeições, diariamente. Permanecerão no local até que se normalize a situação”, aponta o secretário de Cidadania (Secid), Clayton Lustosa.

 

A Defesa Civil deu seguimento ao trabalho de vistoria de imóveis afetados pelas chuvas. O levantamento de famílias atingidas também continua, para apurar as principais necessidades, dando direcionamento para outros órgãos da Administração Municipal, para garantir a assistência.

 

“O nível dos córregos baixou, mas o nosso trabalho continua, de moradia em moradia, até deixar os munícipes na melhor situação remediada possível”, aponta o chefe da Divisão de Planejamento em Assuntos de Segurança e coordenador geral de Proteção e Defesa Civil, Davi Dutra.

 

Além do destacamento de equipes e equipamentos para o atendimento humanitário, em conjunto com os demais órgãos da Administração Pública, o Saae/Sorocaba realizou a limpeza emergencial dos córregos dos seguintes bairros: Mineirão, Santo André, Marly, Vila Formosa, Vila Haro, Parque dos Espanhóis, Água Vermelha, Parque Manchester, Itanguá, Jardim Pagliato e Central Parque, além da passagem na região das avenidas Washington Luís e Comendador Pereira Inácio.

 

“A autarquia já disponibilizou mais de 200 funcionários e equipamentos para auxiliar na limpeza, no fornecimento de água potável, realocação e recomposição de estruturas para dar condições para as pessoas se reorganizarem e reconstruírem o que foi danificado por esse evento da natureza”, frisa o diretor-geral da autarquia, Tiago Suckow.

 

Do ponto de vista operacional, o Saae/Sorocaba realiza manutenções em redes de água e esgoto afetadas pelas chuvas, assim como auxilia na limpeza de vias e na remoção de entulho, para que não ocorra entupimento de galerias e cursos de água. Em bairros onde houve prejuízos na tubulação, o Saae/Sorocaba tem garantido o abastecimento por meio de caminhão pipa. Novos testes nos sistemas de bombeamento de enchentes na calha do Rio Sorocaba também foram realizados.

 

Mapeamento de famílias e doações

 

A Ouvidoria-Geral do Município é quem está à frente do mapeamento e da identificação das famílias atingidas, bem como de assegurar a plena assistência a todos. “Neste domingo, a nossa prioridade é visitar os locais atingidos, novamente, e constatar as necessidades. Estamos nos reunindo com a Secid e o Fundo Social de Solidariedade (FSS) e agilizando um esquema para distribuição de donativos às famílias”, explica o ouvidor-geral Evandro Bueno.

 

Aliás, o FSS está recebendo doações para atender às necessidades específicas de cada família. Os interessados em colaborar podem entrar em contato pelo telefone: (15) 99108-4462. “Tem gente precisando de móveis, outros de gás de cozinha, colchões e eletrodomésticos. Recebemos, também, roupas e alimentos. O importante é colaborar com a causa e o cidadão sorocabano sempre está disposto a ajudar”, aponta a presidente do FSS e primeira-dama de Sorocaba, Sirlange Frate Maganhato.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

IGP-M cai 1,93% em junho e acumula queda em 12 meses, diz FGV

Butantan deve pedir registro de nova vacina contra a dengue até julho

Escola da rede municipal de ensino de Sorocaba participa de projeto de socialização de cão-guia

Operação para coibir “pancadões” encerra festa clandestina com cerca de 500 pessoas na noite de sábado

Prefeitura entrega pavimentação da Rua Salvador Roque Romano no Jardim Tatiana

Prefeitura anuncia contratação de vigias nas escolas municipais