28 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura promove cursos e atividades de férias gratuitos nos parques de Sorocaba em janeiro

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 02/01/2023

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), realiza, no mês de janeiro, cursos e atividades de férias em quatro parques da cidade: Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, Biquinha, Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” e Água Vermelha “João Câncio Pereira”.

 


“O nosso objetivo com essa programação gratuita é aproveitar esta época de recesso escolar para ensinar, principalmente, as crianças, um pouco mais sobre o meio ambiente, além de promover a conexão delas com a natureza e o lazer ao ar livre em nossos parques”, destaca o secretário da Sema, Thiago Santoro.

 


Cada parque terá uma programação voltada a uma determinada faixa etária, com temas e propostas diferentes (confira, abaixo). A ideia é proporcionar um lazer educativo em contato com a natureza, estimulando uma infância saudável, por meio de atividades lúdicas que despertam para o protagonismo e o cuidado com o meio ambiente.

 


Com exceção da programação no Jardim Botânico, as demais terão vagas limitadas e necessitam de inscrição prévia. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: sema@sorocaba.sp.gov.br ou, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, pelo telefone: (15) 3219-2280.

 


Zoológico Municipal de Sorocaba

 


Uma das atividades programadas pela Sema serão as visitas monitoradas aos bastidores do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”. A atividade será voltada a toda a família e ocorrerão durante o mês de janeiro. No total, serão oferecidas 360 vagas.

 


No Zoo, o público poderá conhecer o Setor de Nutrição, onde são preparadas todas as refeições oferecidas diariamente aos animais, e o Setor de Veterinária e Biologia, onde vão conhecer a rotina de cuidados com a saúde e o bem-estar dos animais.

 


Esse tipo de atividade é imprescindível para demonstrar às pessoas quais são as cinco funções inerentes aos zoológicos modernos. Além do lazer ao público, o parque desempenha um importante trabalho de conservação, pesquisa, bem-estar animal e educação ambiental.

 


Acompanhados de um técnico como guia, o público também poderá conhecer algumas espécies ameaçadas de extinção e os esforços realizados para sua conservação. Alguns animais menos conhecidos igualmente serão apresentados aos visitantes, que vão descobrir curiosidades, além da sua importância na natureza.

 


As visitas monitoradas aos bastidores do Zoológico ocorrerão nos dias 9, 11, 13, 16, 18, 23, 25, 27 e 30 de janeiro, das 10h às 11h30. Os interessados deverão se inscrever, a partir de segunda-feira (2) até quinta-feira (5), pelo e-mail: easema@seducacao.sorocaba.sp.gov.br, informando a data pretendida da visita, nome completo e idade dos interessados, além de um telefone para contato.

 


A participação acontecerá por ordem de inscrição e cada turma terá, no máximo, 40 participantes. A equipe da Sema responderá aos participantes nos dias 6 e 7 de janeiro, por e-mail. É fundamental que, no dia da visita, todos levem documentos de identificação pessoal. O “Quinzinho de Barros” está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dini condena estudos da Prefeitura para cortar adicional noturno de Guardas Civis

Cadastro de artistas na Lei Aldir Blanc é prorrogado em Sorocaba

Homem é flagrado desmontando bicicleta do Integrabike

Jair Renan é indiciado por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

Raul Marcelo nega ofensas a Manga e diz que vai recorrer da decisão na Justiça

1° Festival de Artes Integradas Online acontece na Região Metropolitana de Sorocaba - veja a coluna de José Simões