27 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura inicia revitalização do Parque dos Espanhóis com apoio da iniciativa privada

Foto: Michelle Alves – Secom
Postado em: 07/12/2021

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, nesta segunda-feira (6), deu início à revitalização do Parque dos Espanhóis, localizado na Vila Assis, Zona Leste da cidade. As melhorias serão executadas como parte do programa “Sorocaba Linda de Verdade”, em parceria com a empresa Splice Indústria, Comércio e Serviços Ltda. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em 30 dias.

 

O prefeito Rodrigo Manga esteve no local para conferir o começo das obras, acompanhado dos secretários municipais Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras – Serpo), Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico – Semob), Luiz Antonio Zamuner (Cultura – Secult) e Fernanda Burattini (Comunicação – Secom), mais o diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Ronald Pereira da Silva, o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, e os vereadores Fernando Dini, Péricles Regis e Vinicius Aith, além do diretor-financeiro da Splice Indústria e Comércio, Christian Davis, e do representante do Instituto de Pesquisa da Faculdade de Tecnologia de Sorocaba (Facens), Paulo Rebelles.

 

“Trata-se de uma força-tarefa da Administração Municipal para deixar o parque todo mais bonito e atrativo ao público. Tudo isso será possível graças à união de todos. Desde o início do ano, já são mais de 40 obras e ações em parceria com a iniciativa privada. E muito mais está por vir!”, destacou o prefeito Rodrigo Manga, pouco antes da assinatura do Termo de Doação e Prestação de Serviços com a Splice.

 

As esquipes da Serpo ficarão responsáveis pelos trabalhos de varrição e limpeza da praça, retirada de entulho, tapa-buracos, roçagem e poda de árvores, além da pintura do palco, manutenção de contêineres de lixo, da pista de saibro, da fonte e chafariz, gradis e bicicletário. “Aguardem, pois será tudo novo por aqui e a população merece cada melhoria”, disse o secretário da Serpo.


Reparos e instalação de novas placas e da sinalização de solo, bem como colocação de rampas de acessibilidade, estarão a cargo da Urbes – Trânsito e Transportes.

 

A limpeza e a manutenção das bocas de lobo e do lago estão sob os cuidados do Saae/Sorocaba, enquanto a Secretaria da Saúde (SES) promoverá a dedetização da área. “Há cerca de 35 dias fizemos obras de drenagem no lago, com a implantação de um dique de concreto que elevou, em cerca de cinquenta centímetros, o nível da água, a fim de aumentar o volume de reserva do manancial. Agora, faremos uma limpeza completa do lago, bem como das margens e do leito do córrego existente no local”, apontou o diretor-geral do Saae/Sorocaba.

 

A empresa Splice vai doar todo o material para a execução dos serviços de pintura e fará a manutenção do playground, academia ao ar livre, bebedouros, do prédio do parque (telhado e pintura), quadra poliesportiva, campo de futebol, calçamento, piso e do monumento na entrada do parque, mais a implantação de bancos.

 

Ainda, serão instalados 136 dispositivos de iluminação, que vão operar com lâmpadas de LED. “Vamos implantar um projeto amplo de iluminação, com tecnologia de ponta, abrindo as portas para uma segunda fase de ações no Parque dos Espanhóis, com dispositivos e câmeras que permitirão a telegestão em segurança pública. Queremos fazer deste parque um exemplo do conceito de Cidade Inteligente”,  disse o diretor- financeiro da Splice.

 

O secretário da Cultura aproveitou para adiantar que a Prefeitura receberá R$ 200 mil, em emenda parlamentar do deputado Guiga Peixoto, para adaptar os antigos barracões do parque em um local para sediar a Orquestra Filarmônica do Sesi-Senai e viabilizar uma escola de música nesses espaços. O projeto de remodelação desses locais será feito por alunos de Arquitetura da Facens.


A revitalização do Parque dos Espanhóis, inclusive, foi uma das demandas apresentadas pela comunidade, em setembro passado, durante visita da equipe do programa “Prefeitura de bairro em bairro”. Na ocasião, o prefeito Rodrigo Manga havia confirmado o projeto de realizar melhorias naquele espaço, em parceria com o empresariado.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Líderes do governo no Congresso rebatem Bolsonaro e pedem que população fique em casa

Flordelis é transferida para o presídio Talavera Bruce

Prefeitura dá início às obras de ampliação da UBS da Vila Sabiá; custo será de R$ 120 mil

Desemprego no Brasil bate recorde e atinge 13,1 milhões de pessoas

Após votar, Boulos diz confiar em 2º turno e que Bolsonaro ‘não tem moral nenhuma’

Perda de mandato de Arthur Do Val é "iminente", opina deputada Maria Lúcia