A deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB) disse acreditar que os parlamentares da Assembleia Legislativa votarão pela cassação e perda de mandato do deputado Arthur Do Val.
Maria Lúcia foi entrevistada no Jornal da Manhã, da Jovem Pan Sorocaba, edição desta quarta-feira (20). Ela é a presidente do Conselho de Ética da Alesp.
Assista
O Conselho aprovou, semana passada, por unanimidade, a perda de mandato de Do Val, após vazarem áudios dele com frases sexistas em viagem à Ucrânia. Entre outras falas, ele afirma que as ucranianas "são fáceis, porque são pobres". Para a cassação se concretizar, o relatório da comissão ainda precisará ser aprovado no plenário da Alesp pela maioria dos parlamentares da casa. Se for cassado, o deputado perderá o mandato e passará a ser inelegível por oito anos.
"Acredito que sim [pela cassação], pois a representação contra ele foi assinada em conjunto pela extrema-esquerda, extrema-direita e o centro. Percebemos que 40 deputados apresentaram representações coletivas ou individuais. Com isso, havendo essa votação por unanimidade, e todas essas representações no Conselho de Ética, deve ser mantida [a decisão pela cassação]", opinou a parlamentar.
A votação no plenário ainda não tem data para ocorrer. Para o mandato de Do Val ser cassado, basta aprovação de maioria simples, ou seja, 48 dos 94 deputados estaduais votarem a favor.