26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura de Sorocaba exonera 3 médicos do Samu após denúncia de vereadores

Postado em: 01/11/2018

Compartilhe esta notícia:

Cida Muniz

No Jornal do Município de Sorocaba desta quarta-feira (30) foram exonerados três médicos que atendiam no Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). O motivo da exoneração é que eles fizeram faltas graves.

A investigação pela Prefeitura, através da Corregedoria Geral do Município, teve início no ano passado, em razão de denúncia dos vereadores Vitão do Cachorrão (MDB) e Fausto Peres (Podemos) que estiveram visitando o Samu em uma madrugada e encontraram apenas um médico atendendo, enquanto deveria ter três.

Conforme Vitão, eles haviam recebido denúncias, inclusive de ex-funcionário do Samu, que não estava faltando médico e nem ambulância, mas sim que os médicos se afastavam do plantão.

No dia que eles foram de surpresa, às duas horas da madrugada, no Samu, só tinha uma médica, deveria ter mais dois. Os vereadores entraram na sede do Samu pela porta balcão. À época, pessoas tentaram acusar os vereadores de terem quebrado vidros e invadido o local, mas isso foi comprovado através de câmeras que isso foi mentira.

Os dois médicos que deveriam estar de plantão no dia que os vereadores estiveram no Samu, chegaram após 40 minutos e o outro depois de uma hora e afirmaram que estavam no horário do jantar, mas conforme afirmou Vitão, os profissionais têm o direito de jantar, mas dentro da unidade de saúde. Não pode se ausentar.

Os dois parlamentares também pediram as filmagens de 30 dias antes da fiscalização e foi comprovado que isso era uma prática normal, inclusive, um dia após a visita dos vereadores, a prática de ficar somente um médico de plantão enquanto os outros saiam, continuou.

OS EXONERADOS – Viviane De Andrade Figueira Pinto Coelho, Juliano Correa De Brito E Marcio Jose Del Ben

POSIÇÃO DA PREFEITURA – A Prefeitura de Sorocaba exonerou três médicos do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) na última quarta-feira (31). Após a denúncia de abandono de plantão feita pelos vereadores Vitão do Cachorrão e Fausto Peres, no ano passado, iniciou-se uma investigação por parte da Corregedoria Geral do Município (CGM), que concluiu haver faltas funcionais graves cometidas pelos profissionais. A decisão pela exoneração foi tomada pela Comissão de Processos Administrativos da Secretaria de Assuntos Jurídicos (SAJ), por ordem do prefeito José Crespo.

A decisão baseia-se no inciso VI do Artigo 163 do Estatuto do Servidor Público de Sorocaba, que trata de lesão aos cofres públicos e dilapidação do patrimônio municipal.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Anvisa aprova autorização do uso emergencial de vacinas contra Covid-19

Santa Casa recebe autorização técnica e acelerador linear deve funcionar em breve

Deputada Simone Marquetto protocola lei que impede torcedor estrangeiro racista voltar ao Brasil

Enem: o que esperar do segundo dia de provas

Papa Francisco alerta para ‘catástrofe educacional’ causada pela pandemia

Polícia Civil de Itu apreende mais de 7 mil porções de drogas; "gerente" do tráfico é baleado e preso