03 de Maio de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura e GCM de Sorocaba iniciam Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública

Foto: Michelle Alves/Secom
Postado em: 26/04/2023

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), vinculada à Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), iniciou, na tarde de segunda-feira (24), a operação do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública – Central de Atendimento e Despacho (Sinesp-Cad). A implantação e o início da utilização do sistema aconteceram sob a supervisão de representantes do Ministério da Justiça, que, até esta terça-feira (25), acompanharam o procedimento de operacionalização na Sesu.

 

Com essa ferramenta eletrônica, integrada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ-SP), é possível ter acesso a informações sobre registro de crimes e ocorrências, além de realizar consulta de veículos e pessoas em todo o território nacional. O Sinesp-Cad permite, ainda, fazer a gestão de recursos, diminuindo o tempo de resposta nas ocorrências, além de otimizar o planejamento operacional das forças policiais. Trata-se de uma solução eficiente para os serviços públicos emergenciais, pois permite, inclusive, a integração do atendimento das forças de segurança pública e outros órgãos municipais, estaduais e federais.

 

“A implantação do sistema fortalece, ainda mais, a segurança no Município de Sorocaba, gerando informações e estatísticas em tempo real, que auxiliarão nas estratégias e tomadas rápidas de decisão”, aponta o secretário da Sesu, Alexandre Caixeiro.

 

Em função da informatização, o acesso aos dados e às demandas poderá ser feito, em tempo real, on-line e direto do celular, sendo que o registro das ocorrências também passa a ser realizado de forma totalmente eletrônica, agilizando e dando mais dinâmica ao processo.

 

Inicialmente, um grupo de GCMs passou por treinamentos para a operacionalização do Sinesp-Cad, ficando também responsável pela gestão e manutenção do sistema. No momento, essa equipe também atua como multiplicadora de conhecimento, repassando ao restante da equipe.

 

O processo nacional de implantação do Sinesp-Cad foi iniciado em 2017. No estado de São Paulo, atualmente, 26 cidades, incluindo Sorocaba, possuem o novo recurso.

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sorocaba aumenta 84 casos de dengue em apenas uma semana, informa prefeitura

Deputado eleito capitão Derrite é homenageado na Câmara de Sorocaba

Greve de motoristas em Sorocaba está mantida para esta tarde de quinta, informa sindicato

PF faz operação de combate ao comércio de moeda falsa em Sorocaba

GCM de Sorocaba adota esquema especial de segurança durante as eleições

Votorantim registra 859 casos confirmados de Covid-19; 580 estão recuperados