A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Recursos Humanos (SERH), divulgou, na terça-feira (3), no Jornal Município de Sorocaba, o Edital nº 01/2023, de abertura de inscrições para vagas de acesso às promoções internas dos Guardas Civis Municipais (GCMs) já ativos na Municipalidade, com provas aplicadas pela Fundação VUNESP, organizadora do certame. A publicação oficial pode ser acessada pelo link: https://abre.ai/jms03012023.

 

 

Serão abertas 264 vagas internas, no total, para continuar atuando na Segurança Pública Municipal, as quais permanecerão sendo convocadas constantemente, conforme necessidade e disponibilidade, durante todo o período de vigência do concurso público. Essa importante etapa antecede a abertura do concurso público externo, para que sejam efetivados, em breve, mais GCMs em Sorocaba.

 

 

O concurso oferece vagas distribuídas em quatro cargos que exigem Ensino Médio e Superior, sendo: Guarda Civil Municipal 1º Classe (214 vagas), Guarda Civil Municipal Classe Especial (32 vagas), Guarda Civil Municipal Classe Distinta (14 vagas) e Inspetor (4 vagas), com vencimentos a partir de R$ 2.076,49 até R$ 3.627,65.

 

 

As inscrições deverão ser realizadas pelos candidatos no período de 10 a 13 de janeiro de 2023, das 9h às 16h, no Salão de Vidro, no andar Térreo do Paço Municipal, que está localizado na Av. Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.041, no Alto da Boa Vista.

 

 

O concurso será realizado em três fases: habilitação dos candidatos, aplicação de prova objetiva e aplicação de prova de títulos para os cargos de Guarda Civil Municipal Classe Especial, Guarda Civil Municipal Classe Distinta e Inspetor.

 

 

A prova objetiva e a prova de títulos serão aplicadas pela Fundação VUNESP e as datas serão divulgadas, logo mais, no Jornal Município de Sorocaba. A Secretaria de Recursos Humanos orienta que todos leiam atentamente o Edital de Abertura de Inscrições (Edital nº 01/2023) e cumpram rigorosamente as regras e os prazos estabelecidos, além de preencherem corretamente o formulário de inscrição.

 

 

O prefeito Rodrigo Manga destaca a relevância da realização dos concursos exclusivos para Guardas Civis Municipais. “Esta é uma etapa importante dos nossos planos de valorização e fortalecimento da Guarda Civil Municipal de Sorocaba. Ao promover os Guardas já ativos, vagas serão abertas para que novos possam ocupar, em breve, por meio de concurso público externo, fazendo parte igualmente desta valorosa Instituição”, frisa.

 

 

“Devido à importância deste certame, orientamos que todos os candidatos fiquem atentos às exigências do Edital, em especial aos documentos exigidos na inscrição”, reforça o secretário da SERH, Cleber Fernandes.

 

 

“A atual Administração Municipal traz à Segurança Pública Municipal três pilares importantes, a inteligência de operações, a humanização e a prevenção. Levando isso em conta, valorizamos o atual quadro, por meio do concurso de acesso, dando a oportunidade de promoção aos atuais Guardas e, em breve, também podendo chamar novos agentes, por meio de concurso público externo, para aumentar e fortalecer o efetivo da segurança pública de Sorocaba”, diz o secretário de Segurança Pública, Alexandre Caixeiro.

 

 

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba (SSPMS) também comemorou a medida. “Esta é uma grande conquista para a categoria. Há algum tempo, vínhamos lutando para que o concurso de acesso acontecesse e, após reuniões entre a Administração, o Sindicato e os Guardas Civis Municipais, para alinhar as prioridades, essa importante reinvindicação foi realizada. O Sindicato entende esse concurso de acesso como importante valorização dos GCMs da nossa cidade”, diz a presidente do SSPMS, Ana Paula Pereira de Melo.

 

 

“O concurso de acesso da Guarda Civil Municipal sempre foi uma reinvindicação do nosso mandato. Pois, com a valorização dos servidores e servidoras, a população é diretamente beneficiada, com um serviço público de cada vez mais qualidade. Esse concurso é uma importante conquista, tanto para a GCM, quanto para a população sorocabana”, conclui o vereador Salatiel Hergesel.