27 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura de Sorocaba inicia construção do Complexo Hospitalar Municipal “Cidade da Saúde”

Foto: Divulgação
Postado em: 31/10/2023

Compartilhe esta notícia:

Durante ato no local, também foram entregues cinco novas ambulâncias ao SAMU

 

A Prefeitura de Sorocaba iniciou, nesta segunda-feira (30), as obras do Complexo Hospitalar Municipal que será chamado “Cidade da Saúde”. Foi iniciada a 1ª fase da construção, que é referente à preparação do terreno e demolição de antigas estruturas com os maquinários. O serviço será realizado pela empresa Reiscon Construtora e Terraplanagem. O complexo será implantado na área da antiga garagem da TCS, no Jardim Betânia, Zona Norte da cidade.

 

As informações são da Secretaria de Comunicação.

 

A 2ª fase, por sua vez, contemplará a construção da Policlínica, que já está com o edital aberto para contratação da empresa que prestará o serviço. Paralelamente, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) já está realizando a consultoria para a 3ª fase, que trata de adequações técnicas, ambientais e administrativas da construção do Hospital Municipal.

 

Em uma área de 27 mil metros quadrados, o Complexo Hospitalar contará com o primeiro Hospital Geral Municipal de Sorocaba, para atender aos casos de baixa e média complexidade, com ampla estrutura de apoio, além da nova Policlínica Municipal e da Vigilância em Saúde, todos no mesmo espaço. O hospital abrigará pavimentos para leitos de internação; leitos de UTI; Centro Cirúrgico; áreas técnicas; serviços de apoio; amplo estacionamento, além de outras alas em geral. Estima-se que o valor investido em todo o complexo somará algo em torno de R$ 120 milhões.

 

No Hospital Municipal, está previsto o atendimento de pacientes adultos, via Central de Regulação de Leitos (CRL), para casos de baixa e média complexidade. Já, na Policlínica, serão atendidos os pacientes regulados pela Central de Regulação de Vagas (CRV), para exames e especialidades médicas, ambos com casos oriundos das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) ou Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

 

“Trata-se de uma ação grandiosa, que trará aos sorocabanos um atendimento digno, mais ágil e de muita qualidade. Continuaremos com os serviços prestados pelos nossos parceiros, por meio dos convênios, mas não temos dúvidas de que esse Complexo Municipal Hospitalar ‘Cidade da Saúde’ fará uma revolução histórica na saúde de Sorocaba, zerando as filas para todos os procedimentos”, disse o prefeito Rodrigo Manga.

 

Para o secretário da Saúde, Dr. Cláudio Pompeo, esse é um momento ímpar para a cidade. “Hoje, se inicia um marco. Sorocaba entrará para o rol das cidades que contam com seu próprio hospital municipal. Isso eleva nosso município a um patamar diferenciado no cenário nacional”, destacou.

 

Também estiveram presentes no ato os secretários municipais Samyra Toledo, de Governo (Segov), Darwin de Almeida Rosa, de Serviços Públicos e Obras (Serpo), João Alberto Corrêa Maia, de Gabinete Central (SGC), Fernanda Burattini, de Comunicação (Secom), Carlos Eduardo Paschoini, de Mobilidade (Semob) e Alexandre Caixeiro, de Segurança Urbana (Sesu). Ainda, o presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Sergio Barreto, o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, a superintendente do Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (CADI), Jéssica Pedrosa, o assessor parlamentar do deputado Vitor Lippi, Luís Salmeron, e o coordenador de engenharia da Reiscon Construtora e Terraplanagem, Bruno Amaral. Representando a Câmara Municipal, participaram os vereadores Cláudio Sorocaba, João Donizeti, Fábio Simoa, Fausto Peres, Dylan Dantas, Luís Santos e Rodrigo do Treviso.

 

Cinco novas ambulâncias ao SAMU

 

Na ocasião, a Prefeitura de Sorocaba também entregou cinco novas ambulâncias para uso do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). As ambulâncias são provenientes de diferentes recursos, sendo duas via emenda parlamentar do deputado federal Eduardo Bolsonaro e duas adquiridas com recursos próprios do Município.

 


 
 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Diretores da rede Maravilhas do Lar visitam obras da nova loja

Governo anuncia expansão do Programa de Ensino Integral para 19 escolas da rede estadual da região

Sobrevivente da tragédia aérea da Chape, Rafael Henzel morre após infarto

Lula diz que Bolsonaro falha ao não orientar população sobre o que fazer diante da pandemia

A ausência da “noção de emergência” nas políticas culturais na Região Metropolitana de Sorocaba - veja a coluna de José Simões

UPHs das zonas Norte e Oeste terão gestão compartilhada