28 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura de Sorocaba e Saae concluem obras de travessia sobre o córrego na Vila Rica e tráfego é liberado aos veículos

Foto: SECOM
Postado em: 28/06/2023

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae/Sorocaba), entregou as obras de reconstrução da travessia sobre o córrego na Vila Rica, localizado na Rua João Guariglia, na confluência com as ruas Lourenço Martins, Jorge Bacelli e Elza Salvestro Bonilha. As intervenções foram finalizadas na tarde desta terça-feira (27) e o tráfego de veículos, na sequência, foi liberado.

 

As informações são da Secretaria de Comunicação.

 

As obras foram realizadas em parceria com a iniciativa privada. A mão de obra ficou a cargo da equipe do Saae/Sorocaba, enquanto o custeio dos materiais e demais insumos coube às empresas J.J. Reis Empreendimentos Imobiliários Ltda. e Yees Incorporadora e Construtora, por meio de medida mitigadora, no valor aproximado de R$ 2 milhões.

 

“A nova travessia sobre o córrego é uma obra esperada há mais de 40 anos pela população, realizada pelo atual Governo Municipal, como forma de colocar fim aos alagamentos nessa região da cidade. Nossa missão é cuidar de Sorocaba com todo carinho, garantindo segurança e qualidade de vida”, disse o prefeito Rodrigo Manga, durante ato de inauguração da nova ponte.

 

Participaram do evento, ao lado do chefe do Executivo, os secretários municipais Darwin José de Almeida (Serviços Públicos e Obras – Serpo), Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade – Semob) e Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitanas – Serim); mais o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow; o diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Sergio Barreto; o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; o Comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Davi Dutra; o vereador Silvano Júnior e, representando a empresa Yees, o diretor comercial, Hugo Leonardo Maurício, e o diretor de vendas, Alessandro Celestino. Também estiveram presentes no ato os líderes comunitários Romildo Gonçalves, Cristiane Fiorato, Suelen Zanela, Carla Cristina e Sônia Zanela.

 

As intervenções no local tiveram início em dezembro do ano passado, com a remoção da antiga travessia. “Ao longo do período de chuvas, o nível do córrego aumentou, o que dificultou o preparo da base para receber as novas aduelas de concreto. Porém, com o início da época de estiagem, no mês de abril, o volume de água no córrego diminuiu e foi possível dar agilidade aos trabalhos”, destacou o diretor-geral do Saae/Sorocaba.

 

Houve a substituição da tubulação sob a ponte, por aduelas de concreto armado, de maior porte e que permitem maior vazão para o córrego, contribuindo, assim, para a drenagem da área. Duas linhas paralelas de 20 aduelas de concreto, cada (40 peças no total), de 3 metros de largura por 3 metros de altura e 1 metro de comprimento, foram instaladas. Também foram construídos quatro muros de alas, dois em cada lado do sistema, feito todo o aterramento, guias de concreto e a pavimentação asfáltica para completar a nova travessia.

 

“As obras contemplaram, além das intervenções primordiais para solucionar o problema de alagamento na região, nova pavimentação da via pública no local, instalação de redutores de velocidade, nova sinalização e espaço adequado para circulação viária e fluidez das águas pluviais. O trabalho, em conjunto entre as secretarias e autarquias, garantiu que o entorno da área também pudesse ser totalmente renovado, incluindo, ainda, iluminação com tecnologia de LED”, ressaltou o secretário da Semob.

 

Segundo o Saae/Sorocaba, durante este ano, já foram entregues duas outras travessias, sendo a primeira delas na estrada vicinal que liga Sorocaba a Iperó e a segunda, na Rua Doutor Gabriel Rezende Passos, sobre o córrego no Jardim Piratininga.

 

“Ainda em 2023, está previsto o início das obras de substituição de uma segunda travessia sobre o córrego Piratininga, no encontro da Rua Luiz Vicente Verlangieri com a Rua Sizina Azevedo Schrepel e mais uma, de outras duas travessias previstas na Vila Rica, nas ruas Elza Salvestro Bonilha e Marcello Scotto”, adiantou o diretor-geral do Saae/Sorocaba.

 

Serviços à comunidade


Durante a entrega das obras, também foram oferecidas diversas atividades gratuitas à população, tais como: aferições de pressão arterial e glicemia, pela escola de enfermagem Grau; doação de mudas de árvores, promovida pela Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema); entrega de informativos sobre o uso consciente da água e o programa Caixa d’Água Social, do Saae/Sorocaba; Gibiteca Itinerante, da Secretaria de Cultura (Secult); dicas sobre prevenção à dengue e outras doenças transmissíveis, pela Zoonoses/SES; e a presença do cão terapeuta Buddy, do Canil da Guarda Civil Municipal (GCM).

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Câmara aprova indenização de R$ 50 mil para profissional da saúde afetado pela Covid-19

Corpo de mulher é encontrado amarrado com cordas e dentro de cobertor próximo a lixeira

Apagão no Amapá piora atendimento a Covid-19 em momento de nova onda

Pastor diz que "mendigos têm o dever bíblico de passar fome" e gera revolta

Operação da PM em Guarujá deixa ao menos 10 mortos, diz Ouvidoria

App “Agenda UBS” permite o agendamento on-line de consultas em Sorocaba