28 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura de Sorocaba e Parque Tecnológico abrem 50 bolsas gratuitas para curso de TI a pessoas acima dos 50 anos

Foto: SECOM
Postado em: 30/08/2023

Compartilhe esta notícia:

Na busca por novas oportunidades de trabalho, uma das características que tem sido valorizada, cada vez mais, no mercado de trabalho, é a experiência pessoal, mas que precisa estar aliada a conhecimento técnico para formar um profissional completo e disputado nesse mercado. Pensando nisso, a Prefeitura de Sorocaba, por meio do Parque Tecnológico (PTS), a partir de uma parceria com a startup iTalents, está lançando o programa Inova Tech 50+, que tem como objetivo impulsionar a inclusão de pessoas com 50 anos ou mais na área de TI (Tecnologia da Informação), proporcionando novos desafios e um ambiente inclusivo, criando oportunidades para que essas pessoas atinjam todo o seu potencial.

 

As informações são da Prefeitura de Sorocaba. 

 

Assim, pelo programa, serão destinadas 50 bolsas gratuitas voltadas a pessoas nessa faixa etária para participarem de um curso voltado à formação em Lógica de Programação com a linguagem Python. Com duração de 60 horas, o curso permitirá ao participante selecionado compreender todos os fundamentos e desenvolver habilidades básicas de programação com base em variáveis, tipos de dados, estrutura de controle de fluxo, estrutura de dados e funções, além de possibilitar o domínio da escrita de algoritmos simples para resolver problemas, utilizando pseudocódigo e fluxogramas que o aluno poderá traduzir para a linguagem de programação Python.

 

Durante o curso, os participantes terão a chance de se envolver em projetos práticos que os auxiliarão na aplicação de seus conhecimentos em situações do mundo real e, ao concluir, também farão parte do banco de talentos da iTalents.

 

O período de inscrição começa nesta quarta-feira (30) e segue até o dia 15 de setembro. No dia 18 de setembro, será divulgada a lista dos candidatos selecionados para receber as bolsas. Já, no dia 2 de outubro, os contemplados terão acesso à plataforma para participar de uma aula magna presencial, no Parque Tecnológico de Sorocaba.

 

Para concorrer a uma das bolsas gratuitas, o candidato deverá preencher o formulário de inscrição, pelo link: https://materiais.italents.com.br/50mais-inova-tech e, logo após, será direcionado para a etapa do teste de aptidão. Concluindo essas duas etapas, o candidato já está elegível para concorrer a uma das bolsas, devendo aguardar a etapa da seleção.

 

Podem se inscrever pessoas com 50 anos ou mais, residentes em Sorocaba ou na Região Metropolitana (RMS), que tenham concluído o Ensino Médio, com disponibilidade para assistir às aulas e completar as atividades, além de terem sido aprovadas no teste de aptidão. Também é necessário ter acesso a um computador básico e conexão com internet, devendo, ainda, manter o ritmo de aprendizado no curso para concluir os módulos apresentados no prazo máximo de 45 dias.

 

Habilidades digitais e futuro


O presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Cancellara, destaca a relevância dessa iniciativa, que oferece qualificação digital para uma faixa da sociedade que, muitas vezes, encontra obstáculos para se requalificar no que se refere à tecnologia e inovação. “Ao continuarem investindo em conhecimento, essas pessoas estão assegurando sua própria empregabilidade e criando oportunidades para uma transição de carreira, podendo passar a atuar em áreas altamente demandadas e valorizadas no mercado. As empresas também ganham com isso, podendo contar com profissionais e líderes atualizados, mais conectados e produtivos. Por isso, estamos muito otimistas com esse programa”, considera.

 

O diretor de Mercado da iTalents, Paulo Camargo, destaca a parceria com o Parque Tecnológico de Sorocaba e ressalta que a decisão de privilegiar o público de 50 anos ou mais é um convite para que as empresas e a sociedade, de modo geral, ressignifiquem a importância dos profissionais mais experientes no mercado de trabalho. “Por um lado, a transformação digital tem afetado todas as empresas e economias de forma transversal, em maior ou menor grau. Por outro, os profissionais de 50 anos ou mais representam, hoje, uma parte importante da força de trabalho, lideram a maioria das organizações do mercado e estão se aposentando cada vez mais tarde. É extremamente importante que eles adquiram habilidades digitais para o futuro”, conclui.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Papa Francisco diz que desemprego é tragédia mundial

PF cumpre mandado em condomínio de Sorocaba em operação contra transporte aéreo de drogas

Sorocaba soma 11 óbitos confirmados com a Covid-19

Operação contra o crime organizado e tráfico de drogas prende 6 na região de Sorocaba

Espetáculo Jacarelvis – A Magia Musical tem retirada de ingresso antecipada

PM recebe novas motocicletas para reforço de patrulhamento em Sorocaba