02 de Maio de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura de Sorocaba dá início a melhorias externas no prédio histórico da Praça Frei Baraúna

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 07/11/2022

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba deu início, na manhã da última sexta-feira (4), à revitalização externa do prédio histórico da Praça Frei Baraúna, localizado no Centro de Sorocaba, importante patrimônio da cidade, onde já funcionou a Oficina Cultural Regional Grande Otelo e que, há tantos anos, estava abandonado. Essas primeiras melhorias estão sendo realizadas por meio do programa “Sorocaba Linda de Verdade”, em parceria com as empresas Magnun Construtora e Construtora Planeta.

 

 

O trabalho de revitalização incluirá, neste primeiro momento, o serviço de lavagem externa do prédio com a utilização de caminhão-pipa, limpeza interna, manutenção do telhado, revitalização e pintura externa de todo o prédio. O entorno do imóvel também ganhará iluminação cênica, restauro das pedras portuguesas do piso no entorno do prédio, além de instalação de sensores e câmeras com acesso direito à Central de Operações da Guarda Civil Municipal (GCM).

 

 

A Praça Frei Baraúna, por sua vez, também será contemplada. No local, serão implantadas iluminação pública com lâmpadas de LED e será realizada a manutenção e a pintura do Obelisco aos Combatentes da Força Expedicionária. Já, a Secretaria de Mobilidade (Semob) promoverá toda a revitalização da sinalização viária do entorno. A expectativa é que toda essa primeira etapa seja finalizada em até 90 dias.

 

 

“Hoje é um dia extremamente importante. Em um ano e dez meses de governo, damos início à revitalização deste espaço na Praça Frei Baraúna, que já foi muito utilizado para a área cultural da nossa cidade e está abandonado desde 2012. Vamos devolver esse prédio à sociedade e será um ganho enorme para a nossa cidade, valorizando o Centro de Sorocaba, graças ao programa ‘Sorocaba Linda de Verdade’, que permite essas parcerias com a iniciativa privada”, destaca o prefeito Rodrigo Manga, que esteve hoje no local para acompanhar o início dos trabalhos e conceder entrevista coletiva à imprensa.

 

 

Além do prefeito Rodrigo Manga, estiveram presentes os secretários municipais Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras), Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade), Luiz Antonio Zamuner (Cultura), Alexandre Caixeiro (Segurança Urbana) e Fernanda Burattini (Comunicação), mais os vereadores Luís Santos, Fábio Simoa e Fernando Dini.

 

 

Já, a revitalização interna do prédio será feita preservando as características originais, em uma segunda etapa, com recursos próprios e também de outras esferas de governo. “Entre os serviços que precisam ser feitos na revitalização interna, a partir de uma avaliação preliminar realizada em conjunto com a Secretaria de Cultura, estão, por exemplo, toda a manutenção elétrica do prédio e a reforma dos tablados de madeira”, adianta o secretário de Serviços Públicos, Darwin de Almeida Rosa.

 

 

Paralelamente, a Secretaria da Cultura está providenciando a atualização do projeto de restauro já existente, considerando que o mesmo é de 2012, para aprovar junto ao Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo).

 

 

Com uma área total de 1.300 metros quadrados, o casarão será utilizado para as áreas da Cultura e da Educação. Uma Comissão, formada por secretários municipais e liderada pelo secretário de Cultura, Luiz Antonio Zamuner, vai tratar e definir, de forma coletiva, qual será a utilização e quem vai gerenciar o espaço, para servir, da melhor maneira, à população.

 

 

“A Comissão Municipal analisa o melhor destino para esse prédio, que faz parte da nossa história e é um orgulho da cidade. Nós temos vários projetos e há muitas possibilidades nas áreas da Cultura e Educação, o que significa dizer que deverá ser usado em iniciativas de convergência entre esses dois campos do conhecimento”, explica o secretário de Cultura, Luiz Antonio Zamuner.

Histórico do prédio

Construído em 1940 para abrigar o Fórum da Comarca de Sorocaba, o imóvel foi tombado em 2012, pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico de Sorocaba (CMDP), com grau de preservação 1, por meio do decreto nº 20.334, de 13 de dezembro de 2012, e pelo Condephaat, em 2018.

 

 

Em 1994, foi transformado pelo Governo Estadual em Oficina Cultural. O nome da unidade homenageia o ator cômico Grande Otelo (Sebastião Bernardes de Souza Prata), famoso pela parceria com Oscarito na época de ouro das chanchadas. A unidade teve sede no espaço até 2014, quando, então, teve início a obra de restauro, a qual foi interrompida em 2015.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Crespo quer proibir embarque de idosos pela porta traseira nos ônibus municipais

Presidente Bolsonaro diz que Sérgio Moro terá “liberdade” para escolher sua equipe

Polícia prende 4 por contrabando e apreende produtos avaliados em R$ 500 mil

GCM detém jovem por tentativa de furto de fiação elétrica em imóvel desativado na Zona Norte

Bolsonaro anuncia que vai dobrar limite de compras em free shops

Motorista de aplicativo é rendido e colocado dentro de porta-malas por assaltantes no final de semana