15 de Janeiro de 2025
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura assina contrato com o Fonplata para viabilizar mais obras de mobilidade urbana

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 11/10/2022

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba definiu, nesta segunda-feira (10), em Brasília (DF), contrato de operação de crédito, no valor de até US$ 16 milhões, com o Fonplata – Banco de Desenvolvimento. A medida viabiliza recursos para executar mais uma parte do Programa “Sorocaba Tem Pressa”.

 

O contrato foi assinado na sede do banco no Distrito Federal, pelo prefeito Rodrigo Manga e pela presidente executiva do Fonplata, Luciana Botafogo Brito. Também participaram da reunião a secretária Jurídica (SEJ) da Prefeitura de Sorocaba, Luciana Mendes, a responsável pelo Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (Cadi) da Secretaria de Administração (Sead), Jessica Pedrosa, e o vereador Vinicius Aith.

 

“Esse é mais um grande passo para a viabilização de uma série de obras em nossa cidade. Estamos muito orgulhosos por mais essa parceria, cujos resultados vão beneficiar toda a população sorocabana. Grande parte dos projetos que serão realizados via Fonplata já está adiantada, com licitação em andamento. A previsão é que as primeiras obras comecem já no início de 2023”, adiantou o prefeito Rodrigo Manga.

 

No último dia 2 de setembro, a Prefeitura de Sorocaba já havia obtido aprovação do plenário do Senado Federal, dando aval ao Governo Federal para a contratação da operação de crédito. A proposta teve relatoria da senadora Mara Gabrilli, que acompanhou a comitiva de Sorocaba em Brasília. O financiamento internacional também foi aprovado pela Câmara Municipal de Sorocaba, em 2021.

 

Dentre as obras previstas via Fonplata, estão: a ligação entre os Jardins São Guilherme II e Jardim Paulista, assim como entre o Jardim Santa Lúcia e a Avenida Ulysses Guimarães; mais a obra de travessia sobre o córrego, interligando a Rua Walter Lacava com a Rua Nelson Juliano (Wanel Ville IV/Villágio Torino); a recuperação de infraestrutura nas regiões Norte, Leste, Oeste e Central, mais requalificação da malha viária urbana e construção geral de pavimento asfáltico. Todas essas obras já estão com licitação em andamento. O contrato com o Fonplata – Banco de Desenvolvimento prevê, ainda, o alteamento da Avenida XV de Agosto e uma intersecção na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes (Córrego Piratininga – Jardim Guariglia).

 

Com esses investimentos e a realização dessas obras, a meta da Administração Municipal é aumentar a fluidez do tráfego, acompanhando o crescimento da cidade, assim como reduzir tempo de viagem, ampliar a malha cicloviária, diminuir gastos com manutenção de vias e acabar, de uma vez por todas, com a ocorrência de inundações e alagamentos nesses pontos. Os projetos incluem, também, iluminação pública com lâmpadas em LED, paisagismos e completa sinalização viária.

 

O gerenciamento do contrato com o banco internacional, assim como a licitação e a fiscalização das obras, estarão sob a responsabilidade do Cadi.  O prazo original de desembolsos será de 60 meses, contados a partir da data de entrada em vigor do contrato de empréstimo.

 

“Nessa viagem a Brasília tivemos, inclusive, a oportunidade de um encontro com o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, em que apresentamos detalhes da importância desse plano de mobilidade e falamos de outras relevantes ações que se tornarão realidade em Sorocaba, como o Complexo Hospitalar Municipal e o novo Terminal Rodoviário. Foi uma viagem muito produtiva. O objetivo, sempre, é divulgar o potencial de Sorocaba para investimentos, a fim de atrair cada vez mais recursos para melhorias em nossa cidade”, complementa o prefeito Rodrigo Manga.

 

“Sorocaba tem Pressa”

 

O programa “Sorocaba Tem Pressa” já está em andamento, viabilizado por meio de parceria com o Banco Andino de Fomento (CAF). Três obras já foram entregues: o viaduto sobre a Avenida Itavuvu, na Zona Norte; outro sobre a Avenida Ipanema (região da Av. Joaquim José de Lacerda) e a primeira fase da construção da marginal do Córrego Itanguá.

 

Via CAF, também estão previstas: obras na Avenida Pereira da Fonseca (que começam em 60 dias), na Avenida 3 de Março (início no primeiro bimestre de 2023) e a requalificação do pavimento das vias alimentadoras do sistema BRT –  Parque São Bento (que começam em 20 dias). Em fase de licitação, estão: a implantação de via de ligação das Avenidas Antônio Carlos Comitre e Mário Campolim, com a Rua Romeu do Nascimento, inclusive travessia de córrego; construção de viaduto de ligação das Avenidas Fernando Stecca e Independência; a requalificação de vias alimentadoras do BRT – Zona Oeste e a execução da Marginal Direita do Rio Sorocaba.

 

Também estão no programa a segunda fase da marginal do córrego Itanguá e um Parque Linear nesse mesmo bairro; uma Minicidade do Trânsito no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS); uma ponte sobre o Rio Sorocaba, interligando a Av. Arthur Bernardes com a Av. XV de Agosto; um Parque Metropolitano e o novo Terminal Rodoviário.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

431 animais da região do Quintais do Imperador serão beneficiados com a castração

Câmara aprova retomada da gratuidade no despacho de bagagens

Estação de Tratamento de Esgoto Pitico está sendo ampliada; obra pode durar 30 meses

Sindicato: OS’s qualificadas para gerir educação nunca trabalharam na área

Governo de SP não vai aumentar horário de funcionamento dos bares até às 23h

Pressão de filhos cria impasse sobre futuro de Bolsonaro no PSL