01 de Maio de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura assina contrato com o Fonplata para viabilizar mais obras de mobilidade urbana

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 11/10/2022

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba definiu, nesta segunda-feira (10), em Brasília (DF), contrato de operação de crédito, no valor de até US$ 16 milhões, com o Fonplata – Banco de Desenvolvimento. A medida viabiliza recursos para executar mais uma parte do Programa “Sorocaba Tem Pressa”.

 

O contrato foi assinado na sede do banco no Distrito Federal, pelo prefeito Rodrigo Manga e pela presidente executiva do Fonplata, Luciana Botafogo Brito. Também participaram da reunião a secretária Jurídica (SEJ) da Prefeitura de Sorocaba, Luciana Mendes, a responsável pelo Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (Cadi) da Secretaria de Administração (Sead), Jessica Pedrosa, e o vereador Vinicius Aith.

 

“Esse é mais um grande passo para a viabilização de uma série de obras em nossa cidade. Estamos muito orgulhosos por mais essa parceria, cujos resultados vão beneficiar toda a população sorocabana. Grande parte dos projetos que serão realizados via Fonplata já está adiantada, com licitação em andamento. A previsão é que as primeiras obras comecem já no início de 2023”, adiantou o prefeito Rodrigo Manga.

 

No último dia 2 de setembro, a Prefeitura de Sorocaba já havia obtido aprovação do plenário do Senado Federal, dando aval ao Governo Federal para a contratação da operação de crédito. A proposta teve relatoria da senadora Mara Gabrilli, que acompanhou a comitiva de Sorocaba em Brasília. O financiamento internacional também foi aprovado pela Câmara Municipal de Sorocaba, em 2021.

 

Dentre as obras previstas via Fonplata, estão: a ligação entre os Jardins São Guilherme II e Jardim Paulista, assim como entre o Jardim Santa Lúcia e a Avenida Ulysses Guimarães; mais a obra de travessia sobre o córrego, interligando a Rua Walter Lacava com a Rua Nelson Juliano (Wanel Ville IV/Villágio Torino); a recuperação de infraestrutura nas regiões Norte, Leste, Oeste e Central, mais requalificação da malha viária urbana e construção geral de pavimento asfáltico. Todas essas obras já estão com licitação em andamento. O contrato com o Fonplata – Banco de Desenvolvimento prevê, ainda, o alteamento da Avenida XV de Agosto e uma intersecção na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes (Córrego Piratininga – Jardim Guariglia).

 

Com esses investimentos e a realização dessas obras, a meta da Administração Municipal é aumentar a fluidez do tráfego, acompanhando o crescimento da cidade, assim como reduzir tempo de viagem, ampliar a malha cicloviária, diminuir gastos com manutenção de vias e acabar, de uma vez por todas, com a ocorrência de inundações e alagamentos nesses pontos. Os projetos incluem, também, iluminação pública com lâmpadas em LED, paisagismos e completa sinalização viária.

 

O gerenciamento do contrato com o banco internacional, assim como a licitação e a fiscalização das obras, estarão sob a responsabilidade do Cadi.  O prazo original de desembolsos será de 60 meses, contados a partir da data de entrada em vigor do contrato de empréstimo.

 

“Nessa viagem a Brasília tivemos, inclusive, a oportunidade de um encontro com o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, em que apresentamos detalhes da importância desse plano de mobilidade e falamos de outras relevantes ações que se tornarão realidade em Sorocaba, como o Complexo Hospitalar Municipal e o novo Terminal Rodoviário. Foi uma viagem muito produtiva. O objetivo, sempre, é divulgar o potencial de Sorocaba para investimentos, a fim de atrair cada vez mais recursos para melhorias em nossa cidade”, complementa o prefeito Rodrigo Manga.

 

“Sorocaba tem Pressa”

 

O programa “Sorocaba Tem Pressa” já está em andamento, viabilizado por meio de parceria com o Banco Andino de Fomento (CAF). Três obras já foram entregues: o viaduto sobre a Avenida Itavuvu, na Zona Norte; outro sobre a Avenida Ipanema (região da Av. Joaquim José de Lacerda) e a primeira fase da construção da marginal do Córrego Itanguá.

 

Via CAF, também estão previstas: obras na Avenida Pereira da Fonseca (que começam em 60 dias), na Avenida 3 de Março (início no primeiro bimestre de 2023) e a requalificação do pavimento das vias alimentadoras do sistema BRT –  Parque São Bento (que começam em 20 dias). Em fase de licitação, estão: a implantação de via de ligação das Avenidas Antônio Carlos Comitre e Mário Campolim, com a Rua Romeu do Nascimento, inclusive travessia de córrego; construção de viaduto de ligação das Avenidas Fernando Stecca e Independência; a requalificação de vias alimentadoras do BRT – Zona Oeste e a execução da Marginal Direita do Rio Sorocaba.

 

Também estão no programa a segunda fase da marginal do córrego Itanguá e um Parque Linear nesse mesmo bairro; uma Minicidade do Trânsito no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS); uma ponte sobre o Rio Sorocaba, interligando a Av. Arthur Bernardes com a Av. XV de Agosto; um Parque Metropolitano e o novo Terminal Rodoviário.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Comercialização de carne moída terá novas regras a partir de novembro

Hospital de Campanha já atendeu 195 pacientes e teve 107 altas

Campanha para dar prótese a menina que perdeu a perna por câncer comove a net

Dramalhão da Turquia, "Milagre na Cela 7" é um dos mais vistos da Netflix

“Errei pelo excesso de zelo” diz Manga sobre a represa de Itupararanga

Motorista fica quase 10 horas amarrado em morro após assalto