27 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura abre licitação destinada à pavimentação da Avenida 3 de Março

Foto: divulgação
Postado em: 23/09/2022

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba publicou edital do processo licitatório para contratação de empresa especializada para executar serviços de pavimentação e requalificação asfáltica na Avenida Três de Março, no trecho compreendido entre a Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, no bairro Alto da Boa Vista, até a Rua Quirino de Mello, em Aparecidinha.

 

A Concorrência Pública (nº 003/2021) está publicada na edição desta quinta-feira (22) do jornal “Município de Sorocaba” e também disponível no site da Prefeitura (https://bit.ly/3ArlT0e). A abertura do prazo para recebimento das propostas está marcada para as 9h30 do dia 26 de outubro.

 

O obra, com valor estimado de aproximadamente R$ 47,7 milhões, será custeada por meio de financiamento já aprovado junto ao Banco Andino de Fomento (CAF) e consta na relação de ações do programa “Sorocaba tem Pressa”, lançado em 2021 pela atual Administração Municipal, com o objetivo de conferir agilidade às obras de mobilidade urbana já em andamento e iniciar novos projetos.

 

“A pavimentação da Avenida 3 de Março é uma reivindicação antiga da população, de décadas, sobretudo daqueles que residem em Aparecidinha. A via permitirá o acesso entre esse bairro e o Alto da Boa Vista, com derivações do tráfego e evitando a utilização da Rodovia José Ermírio de Moraes, a Castelinho, dando mais agilidade e segurança aos munícipes de toda aquela região”, aponta o prefeito Rodrigo Manga.

 

Quanto às características da obra, conta com a implantação da duplicação do pavimento, interligando o trecho já duplicado até a Estrada da Serrinha. Nesse ponto, além da duplicação, haverá a revitalização do canteiro central, com a recuperação da ciclovia e a instalação de rede de iluminação pública com lâmpadas de LED. O trecho ainda terá rotatórias, para fluidez do tráfego.

 

Também está prevista a pavimentação da Avenida 3 de Março, entre a Estrada da Serrinha e o bairro de Aparecidinha. Trata-se de um trecho de mais de quatro quilômetros de extensão, com via de mão dupla, já incluindo calçadas, ciclovias e também iluminação em LED e sinalização, calçadas e ciclovia, além da iluminação e sistema de rotatórias.

 

Todo o empreendimento contará com a implantação de redes de drenagem, esgoto, água e energia elétrica. O gerenciamento da licitação, do contrato e da obra está sob a responsabilidade do Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (Cadi), ligado à Secretaria de Administração (Sead), da Prefeitura de Sorocaba. “O nosso empenho é para assinar o contrato com a empresa vencedora já neste ano e que as obras tenham início no primeiro bimestre de 2022”, adianta Jessica Pedrosa responsável pelo Cadi.

 

“Sorocaba tem Pressa”

 

O programa “Sorocaba Tem Pressa”, além de ocorrer em parceria com o Banco Andino de Fomento (CAF), brevemente, também terá aporte financeiro do Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) e do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), cuja assinatura dos respectivos contratos está em fase final.

 

Estão previstas outras importantíssimas obras para a cidade, dentre elas: a duplicação da Avenida Pereira do Fonseca; a interligação da Avenida Mário Campolim com a Rua Romeu do Nascimento; o prolongamento da Avenida Fernando Stecca, com a construção de um viaduto que a interliga à Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes; a requalificação das vias por onde circulam os ônibus que alimentam o BRT (Bus Rapid Transit), no Bairro Parque São Bento; e a segunda fase da obra da Marginal Itanguá, chegando até a Avenida Luiz Mendes de Almeida.

 

A Prefeitura de Sorocaba dará início, ainda, à construção de uma ligação entre a Rua Olinda Ayres Paulete e a Avenida Ulysses Guimarães, na Zona Norte; o acesso viário entre os bairros Wanel Ville IV e Jardim Villagio Torino, na Zona Oeste; a ligação da Rua Francisco Augusto, no Jardim São Guilherme, com a Rua Alcindo Leite, no Jardim Paulista; a travessia sobre o córrego, interligando a Rua Walter Lacava com a Rua Nelson Juliano, no Wanel Ville IV/Villágio Torino. Também será realizada obra de alteamento da Avenida XV de Agosto; túneis de acesso na Av. Antônio Carlos Comitre x Av. Washington Luis x Av. Barão de Tatuí e na Av. Edward Frufru Marciano da Silva x Rua Atanázio Soares; macrodrenagem no Jardim Nilton Torres; requalificação da malha viária urbana e construção de pavimento asfáltico nas regiões Norte, Leste, Oeste e central da cidade, dentre muitas outras que contemplarão todas as regiões do município.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Anselmo Neto, do Podemos, é anunciado como pré-candidato a vice-prefeito na chapa do PSDB

24ª edição do programa “Quarta com o Prefeito” acontece no dia 1 de novembro no Teatro Municipal

Governo anuncia iniciativas por direitos de população LGBTQIA+

Ministro do TSE aceita abertura de ação eleitoral contra Bolsonaro

Aith compara Lula a ditadores ao criticar política de desarmamento do governo

Mega-Sena acumula e próximo concurso deve pagar R$ 105 milhões