28 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prédio mais alto do interior do Brasil recebe a visita da comunidade

Foto: divulgação
Postado em: 05/10/2022

Compartilhe esta notícia:

A conclusão da estrutura do edifício Ícone, o mais alto do interior do Brasil, foi celebrada com o evento Planeta Experience, programa voltado ao público que proporciona experiências únicas e memoráveis, que teve como convidados estudantes dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura de universidades de Sorocaba, deficientes visuais atendidos pela Asac (Associação Sorocabana de Atividades para Deficientes Visuais) e profissionais do segmento, como engenheiros e arquitetos renomados da cidade.

 

A ação foi desenvolvida neste mês de setembro para aproximar a comunidade deste marco da construção civil brasileira que, com seus 141 metros de altura e 45 andares, é o novo cartão-postal da cidade.

 

Na primeira etapa, os arquitetos e engenheiros foram convidados para visitar a obra e conhecer seus aspectos técnicos. O ousado e moderno projeto do Ícone representa um capítulo importante, não só na história dos 24 anos da Construtora Planeta, mas também para o mercado imobiliário de Sorocaba. Pela primeira vez, a cidade tem um empreendimento desta magnitude, que terá apartamentos luxuosos de 150 m² a 173 m². 

 

Depois dos profissionais da área, o Planeta Experience recebeu os deficientes visuais, que participaram de uma experiência sensorial. 

 

Os assistidos pela Asac tocaram materiais usados na obra e foram “transportados” para a construção do Ícone. Por meio de uma das principais tecnologias do mercado, com um fone, eles ouviram uma narração descrevendo a construção e os sons gerados na obra desde a chegada aos andares pela cremalheira (tipo de elevador usado em obras), passando pelo trabalho dos colaboradores na estrutura e no acabamento. “Com o áudio tive a noção de como o Ícone está sendo construído. Gostei da riqueza dos detalhes, dos sons da obra, e foi uma experiência muito acessível, como se realmente eu estivesse vendo a construção do edifício. A iniciativa da Planeta foi maravilhosa, senti até a brisa que surge nos apartamentos mais altos”, ressalta Magno Senna, um dos atendidos pela Asac.

 

“Ao proporcionarmos este evento inédito na cidade, nós da Construtora Planeta fortalecemos um dos nossos pilares que é estar cada vez mais próximo da comunidade, gerando valor para os mais diversos segmentos da sociedade”, explica Alan Batessoco, Gerente de Marketing e Experiência do Cliente da Construtora Planeta.

 

Oportunidade de aprender na prática

 

A expectativa de conhecer a obra do edifício mais alto do interior do Brasil dominou os alunos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura de Urbanismo das instituições de ensino superior Uniso, Facens e Athon. A convite da Planeta, 120 alunos tiveram a oportunidade de entrar na obra do Ícone e ver de perto detalhes técnicos que eles conheciam apenas na teoria ou através de imagens. Os universitários receberam orientações sobre a segurança da obra e todos receberam capacetes, item obrigatório nos canteiros.

 

A engenheira responsável pelo Ícone, Kátia Barazal, e o Gerente Geral de Obras da Construtora Planeta, Rodrigo Taneishi, esclareceram as dúvidas dos estudantes e apresentaram as características do projeto, que fazem deste empreendimento um dos mais relevantes do país por sua grandiosidade.

 

Na visita, os estudantes conheceram os espaços destinados ao lazer como o Sky Health Club & Spa, no 21° andar, e o Sky Lounge & Gourmet, localizado no 29º andar. Eles ainda acompanharam o andamento da alvenaria, do acabamento e visitaram um apartamento decorado. “Foi um evento especial para mostrarmos aos alunos as singularidades e os aspectos técnicos da construção do Ícone. Explicamos sobre os principais desafios já superados e o que falta para concluir a obra”, afirma o Gerente Geral de Obras da Construtora Planeta, Rodrigo Taneishi.

 

Nesta verdadeira aula prática, os alunos participaram ativamente com muitas perguntas, principalmente sobre a estrutura e a logística para o transporte dos materiais e do concreto. O aluno Gabriel Barbosa dos Santos, que cursa o 3° ano de Engenharia Civil na Facens, ficou admirado com a complexidade do projeto. “A visita foi excelente e na obra vi bastante o que a gente aprende nas aulas sobre as estruturas, pilares e vigas. Fiquei impressionado com toda a construção, principalmente com o tamanho da fundação do edifício, que é imensa.”

 

Como já estão aprendendo sobre estruturas, os estudantes ouviram atentamente a engenheira Kátia Barazal relatar como foi complexa a operação para executar a fundação do Ícone, uma “lição” que certamente será sempre lembrada pelos alunos. “É extremamente enriquecedora a visita dos estudantes das universidades locais para disseminarmos o conhecimento adquirido com a obra do Ícone. Pudemos passar para eles detalhes da estrutura grandiosa e toda a nossa preocupação com a parte técnica e também com a formação de mão de obra, que vem das universidades”, destaca Kátia Barazal.

 

Para a professora de Arquitetura e Urbanismo da Facens Taiana Car Vidotto, nem sempre a comunidade acadêmica tem acesso às obras de grande porte. Com a visita, a docente afirma que foi possível constatar como o Ícone se conecta com a paisagem do entorno e como o empreendimento se tornou tão importante para a construção civil brasileira. “Eu vejo que a Construtora Planeta, ao trazer os alunos para a obra do Ícone, faz um papel social porque colabora na formação de novos profissionais que vão trabalhar com projetos de Engenharia Civil e Arquitetura e aproxima essa relação da empresa com a cidade”, ressalta a docente.

 

No stand do Planeta Square Garden, o público pode ter acesso à experiência sensorial que detalha a construção do edifício. O endereço é Rua Romeu do Nascimento, 30, no bairro Portal da Colina.

 

Sobre a Planeta    

 

Fundada em 1998, a Construtora Planeta possui atuação na cidade de Sorocaba (SP) e conta com 54 empreendimentos entregues dentro do prazo e sempre com alta qualidade. É a construtora mais lembrada e querida pelos sorocabanos segundo a pesquisa Top of Mind, do Instituto Ipeso, e segundo o Instituto de Pesquisa Cruzeiro do Sul (Ipecs), da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), sediada em Sorocaba.

 

Destaca-se por iniciativas voltadas à tecnologia, sustentabilidade e inovação, além da causa socioambiental por meio do Instituto Planeta Social, braço da empresa que realiza ações em prol de entidades filantrópicas e de causa animal. Solidez, pioneirismo e inovação estão entre suas principais bandeiras.

 

A Planeta, além de ser uma das 50 maiores construtoras do país, também foi reconhecida também pelo ranking como destaque em sua região de atuação.

 

O Prêmio de Destaque na Região de Atuação corrobora o protagonismo da empresa em 2021, quando lançou mais de 1.600 unidades atuando apenas na cidade de Sorocaba-SP e no nicho específico de médio e alto padrão. Dentre as primeiras 50 empresas premiadas, a Planeta é a única que atua em uma única região. A empresa é líder de mercado em seu segmento na localidade onde atua, sendo responsável pela maior parte share da região de Sorocaba.

 

Além de estar entre as primeiras 50 empresas premiadas pelo Ranking Intec, a Planeta ganhou o Prêmio de Produtividade 2021 da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc); é recomendada para a certificação da norma internacional ISO 9001:2015 e para o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) – Nível A; recebeu a certificação da Great Place to Work (GPTW), consultoria global que identifica organizações que criam bons ambientes para se trabalhar em todo o mundo; e conquistou o “Selo Casa Azul - Ouro” da Caixa Econômica Federal, que reconhece obras que promovem o uso racional de recursos naturais e pensam na melhoria da qualidade da habitação.

 

É, ainda, a construtora responsável pelo mais alto edifício do interior do Brasil, o Ícone Planeta, e pelo primeiro e maior complexo multiuso da região de Sorocaba, o Planeta Square Garden, além do mais luxuoso edifício da cidade, o Dijon.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Comissão que pode cassar Crespo notifica prefeito nesta segunda

São Roque terá UTI adulto e começa a receber primeiros pacientes em julho

Vídeo mostra PM resgatando motorista de aplicativo sequestrada por bandidos

2º dia do mutirão do Novembro Azul acontece neste sábado; atendimento será na Policlínica Municipal

Prefeitura ultrapassa mil acordos em programa de parcelamento de dívidas

Polícia prende quadrilha que furtava casas e traficava drogas em Itu