Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

2º dia do mutirão do Novembro Azul acontece neste sábado; atendimento será na Policlínica Municipal

Postado em: 29/11/2019

Compartilhe esta notícia:

Com o objetivo de reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), realiza o 2º dia do mutirão do Novembro Azul na Policlínica Municipal de Especialidades “Edward Maluf”. O evento ocorrerá neste sábado (30), das 8h às 17h, e 292 pacientes foram agendados. O atendimento é exclusivo a pacientes que já aguardam na fila de espera.

De acordo com a SES, serão oferecidas 24 consultas urológicas, 30 proctológicas e 162 dermatológicas. Além de 36 ultrassons de próstata e 40 pequenas cirurgias. Para o secretário da Saúde, Ademir Watanabe, a iniciativa é de extrema importância à saúde do homem. “Planejamos esse mutirão de dois dias para atender mais de mil pacientes com o foco maior no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Além do atendimento, nosso objetivo é conscientizar e sensibilizar os homens sobre esse tema”, explica o secretário.

Ainda segundo o Poder Executivo, medidas têm sido adotadas para otimizar a fila de espera pelos procedimentos. Atualmente, a fila de biópisia de próstata encontra-se praticamente zerada e houve aumento na oferta de ultrassons de próstata.

No primeiro dia do mutirão, realizado em 23 de novembro, foram atendidos 474 pacientes, sendo seis cirurgias de vasectomia, 183 consultas urológicas, 38 proctológicas e 247 odontológicas. Houve 197 faltas.

Números e diagnosticados

Sorocaba até o momento realizou 13 mil consultas urológicas através da Policlínica e o Ônibus Azul. Além de efetuar um total de 592 cirurgias de vasectomia e 399 biópsias de próstata.

No ano de 2019, Sorocaba diagnosticou 84 pacientes com câncer de próstata e encaminhou os mesmos para iniciarem o tratamento oncológico pelo Estado. Em 2018, 120 homens foram diagnosticados com a doença na cidade.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Criminosos montam fábrica clandestina de cigarros e são presos em Piedade

Análise de pedido de cassação de Arthur do Val deve ser concluída em 10 dias, promete Maria Lúcia

Polícia prende 10 por roubo de 2 milhões de máscaras e 15 mil testes de coronavírus

Meghan diz que realeza britânica se preocupou com tom de pele de seu filho com Harry

Touro sangra até a morte em ritual de sacrifício religioso

Forte terremoto no mar Egeu atinge Grécia e Turquia; assista