08 de Maio de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Polícia Federal investiga irregularidades na compra de máscaras descartáveis em Guarulhos

Foto: divulgação/PF
Postado em: 25/02/2021

Compartilhe esta notícia:

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (25) a Operação Veneza, para instruir inquérito policial que investiga fraudes, identificadas com o apoio do Tribunal de Contas da União – TCU, na aquisição de máscaras pela prefeitura municipal de Guarulhos/SP, com utilização de recursos federais destinados ao combate à pandemia de COVID.

 

A pedido da PF, foram expedidos quatro mandados de busca e apreensão pela Justiça Federal em Guarulhos. Os mandados foram cumpridos nas cidades de Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos e São Paulo.

 

Em de março de 2020, a Secretaria de Saúde do município de Guarulhos adquiriu 300 mil máscaras descartáveis, ao custo unitário de R$ 6,20, no total de R$ 1,86 milhão por dispensa de licitação, em razão da pandemia de COVID.

 

Até o momento, foram verificados indícios de eventuais condutas de direcionamento, sobrepreço, pagamento antecipado sem a existência de garantias e contratação de empresa sem aparente capacidade econômica de cumprir o quanto contratado.

 

Os crimes apurados são de fraude ao caráter competitivo da licitação, de fraude à licitação para causar prejuízo à Fazenda Pública (artigos 90 e 96, ambos da Lei nº 8666/93), associação criminosa (artigo 288, do Código Penal), além de corrupção (artigos 317 e 333, do Código Penal).   

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Jardineiro é encontrado morto com sinais de violência dentro de casa

Prefeitura antecipa convocação de aprovados em concurso público para diretor de escola e orientador pedagógico

Renegociação do Fies pode atender mais de 1 milhão de estudantes

Prefeitura de Sorocaba entrega mais de 1,7 mil vagas em creches

Nas redes sociais, Bolsonaro defende vacina obrigatória apenas para cachorro

Após ultimato sobre cloroquina, Teich pede demissão do Ministério da Saúde