02 de Dezembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Plenário aprova criação da bancada negra na Câmara Fonte: Agência Câmara de Notícias

Fonte: Agência Câmara de Notícias
Postado em: 06/11/2023

Compartilhe esta notícia:

A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Resolução (PRC) 116/23, dos deputados Talíria Petrone (Psol-RJ) e Damião Feliciano (União-PB), que cria a bancada negra. A proposta vai à promulgação. “Nada mais justo para um Brasil que não avançou na democracia racial”, disse Talíria.

 

As informações são da Agência Câmara. 

 

Muito emocionada, a deputada Benedita da Silva (PT-RJ) disse que a aprovação é um reconhecimento histórico. “Neste momento, me sinto recompensada. Agora tenho uma bancada, que vai dar continuidade a uma luta”, afirmou.

 

A bancada terá um coordenador-geral e três vice-coordenadores. “Este é um momento muito importante para o Brasil”, afirmou o relator, deputado Antonio Brito (PSD-BA). Ele recomendou a aprovação do projeto, na forma de um substitutivo.

 

Presença na reunião de líderes


A principal mudança proposta por ele é a possiblidade de a bancada participar da reunião de líderes da Câmara com o presidente, que define a pauta de votações do Plenário, com direito a voz e voto. A bancada também terá direito a usar a palavra, por cinco minutos semanalmente, durante o período destinado às Comunicações de Liderança, para expressar a posição dos seus integrantes.

 

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Discussão e votação de propostas. Dep. Talíria Petrone (PSOL - RJ)
Talíria Petrone é uma das autoras do projeto
 

Representatividade


Brito afirmou que, dos 513 deputados e deputadas, 31 se declaram pretos e 91 se declaram pardos. “Portanto, a bancada negra, que ora se propõe criar, corresponde a aproximadamente 24% dos 513 parlamentares desta Casa, revelando-se incontroversa a legitimidade de sua criação”, afirmou. O relator destacou que a medida não representa nenhum custo adicional para a Câmara. “Não há criação de cargos, não há criação de salas, não há criação de nenhuma assessoria”, afirmou Brito.

 

Mulheres e negros
Ainda segundo o deputado, a nova bancada é uma consequência da Emenda Constitucional 111, que adotou novas regras para incentivar a eleição de mulheres e negros para a Câmara. De acordo com a emenda, os votos dados a mulheres e pessoas negras contarão em dobro para a distribuição de recursos do Fundo Eleitoral entre os partidos políticos até as eleições de 2030.

 

Reportagem – Janary Júnior

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Variante de Manaus atinge 64% dos infectados na capital paulista

Romu prende traficante com drogas escondidas em saco de lanches no Jardim Santo André

Bolsonaro diz que dará voadora no pescoço de quem praticar corrupção em seu governo

Anvisa dá aval à fábrica de insumos da Coronavac na China

Bolsonaro pretende disputar reeleição ‘se não tiver uma boa reforma política’

Abril Fest volta a ser realizada em Araçoiaba, anuncia show de Ana Castela e retorno do rodeio