26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Pfizer inicia em Sorocaba estudo clínico da vacina contra a Covid-19 em grávidas

Postado em: 26/05/2021

Compartilhe esta notícia:

A Pfizer Brasil iniciou nessa última terça-feira (25) os testes clínicos para avaliar a eficácia e segurança da vacina ComiRNAty (BNT162b2), contra a COVID-19, em mulheres grávidas saudáveis com 18 anos de idade ou mais. Essa pesquisa será feita também em Sorocaba, por meio da CMPC - Consultoria Médica e Pesquisa Clínica.

Ao todo serão aproximadamente 200 participantes distribuídas por quatro centros de pesquisa do país. As gestantes integrarão o ensaio mundial da Fase 2/3 que foi desenhado como um estudo randomizado em aproximadamente 4 mil mulheres, durante a 24ª e a 34ª semanas de gestação.


O estudo avaliará a segurança, a tolerabilidade e a imunogenicidade de duas doses da ComiRNAty (BNT162b2) administradas com 21 dias de intervalo.

O levantamento também avaliará a segurança nos bebês e a transferência de anticorpos potencialmente protetores da mãe para o filho. Os recém-nascidos serão monitorados até aproximadamente os seis meses de idade.


“Trata-se de mais uma etapa importante no combate à COVID-19. As mulheres grávidas têm um risco aumentado de complicações e de desenvolver a forma grave da doença. É muito importante reunirmos evidências sobre segurança e eficácia da vacina para este grupo, pensando no binômio mamãe e bebê”,
afirma a diretora médica da Pfizer, Márjori Dulcine.


Os centros que conduzirão o estudo, e serão responsáveis pela seleção das voluntárias elegíveis, são:

- CEMEC - Centro Multidisciplinar de Estudos Clínicos (São Bernardo do
Campo/SP)
- CMPC Pesquisa Clínica (Sorocaba/SP)
- Hospital de Clínicas de Porto Alegre (Porto Alegre/RS)
- Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte/MG)


Com registro definitivo aprovado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para a vacina ComiRNAty (BNT162b2) contra a COVID-19, desenvolvida pela Pfizer e pela BioNTech, a empresa tem contrato estabelecido com o Ministério da Saúde para o fornecimento de 100 milhões de doses ao
longo de 2021.


O registro estabeleceu o uso da vacina na população acima ou igual de 16 anos de idade, com esquema de duas doses com intervalo de 21 dias. A autorização de uso definitivo foi a primeira no país e teve como base os estudos de Fase 3 que apresentaram eficácia Global de 95% em toda população do levantamento, incluindo análise em diferentes grupos étnicos, e pacientes com condições clínicas de risco, sendo observada ainda uma eficácia de 94% em indivíduos acima de 65 anos.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novotec Expresso abre 40 mil vagas em cursos de qualificação profissional

Manga comemora sucesso do 1º Megamutirão de Empregos: "4 mil vagas ofertadas"

Prefeitura convoca candidatos para 2.ª etapa de concurso da Educação

Genoma do Coronavírus que infectou brasileiro vindo da Itália é sequenciado por pesquisadores em São Paulo

OMS diz que períodos de quarentena podem ser encurtados

Prazo para pedir o auxílio emergencial termina nesta quinta-feira