25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Novotec Expresso abre 40 mil vagas em cursos de qualificação profissional

Foto: divulgação
Postado em: 11/02/2022

Compartilhe esta notícia:

O Governador João Doria anunciou que o Governo de São Paulo vai disponibilizar 40 mil vagas em cursos de qualificação profissional de 120 horas de duração do Programa Novotec Expresso no contraturno, nos formatos presencial e remoto, em todas as regiões do estado. É o maior número da história do programa.

 

Além disso, estudantes participantes da iniciativa que estejam matriculados no ensino médio na rede estadual terão direito a receber um auxílio no valor total de até R$ 600, dividido em 4 parcelas mensais, ao longo da duração do curso.

 

“Com essa qualificação profissional, conseguimos viabilizar mais empregos. Pessoas qualificadas se empoderam e ganham mais condições de empregabilidade em São Paulo”, destacou Doria.

 

São 38 opções de cursos que foram desenvolvidos para atender as demandas atuais do mercado de trabalho e os interesses dos jovens. Os cursos têm previsão de início para 14 de março.

 

Para se inscrever nos cursos, o interessado deve acessar o site do Novotec – www.novotec.sp.gov.br, fazer um cadastro simples e, na tela de inscrição, selecionar o município de interesse para verificar quais cursos estão disponíveis e então selecionar uma das opções. A comunicação com os inscritos é feita pelo e-mail cadastrado na hora da inscrição. O período de inscrições vai de 9 a 25 de fevereiro.

 

O Novotec Expresso não possui processo seletivo. Jovens entre 14 e 24 anos, com ensino fundamental completo estão aptos a se candidatar para uma vaga. É importante ficar atento aos critérios de classificação utilizados para selecionar os alunos quando há mais inscritos do que vagas. O programa tem como premissa a paridade de gênero dentro das turmas e há prioridade aos estudantes matriculados no Ensino Médio da rede pública e das ETECs.

 

Para receber a bolsa, os jovens elegíveis deverão frequentar o curso e não podem ser beneficiários de seguro-desemprego. No caso dos jovens de 14 e 15 anos, será necessária a indicação de um responsável legal para o pagamento da bolsa e que a renda familiar seja de até três salários mínimos. O pagamento de até quatro parcelas será iniciado em abril e feito por meio do portal Bolsa do Povo, com cartão magnético do Bolsa do Povo ou voucher, que o aluno usará para sacar em caixa eletrônico.

 

Lista dos cursos nas áreas Gestão e Negócios, Produção Cultural e Design, Tecnologia da Informação e Comunicação, e Meio Ambiente:

 

Tecnologia e Eletricidade Automotiva
Agente Cultural
Ajudante de Logística
Assistente Financeiro
Auxiliar de Vendas
Comunicação e Projeto de Vida para o Mercado de Trabalho
Excel Aplicado à Área Administrativa
Gestão de Pequenos Negócios
Gestão de Projetos com MS Project
Gestão de Projetos Sociais
Marketing Digital e Vendas em Redes Sociais
Office 2019
Rotinas de Recursos Humanos
Técnicas de Atendimento
Edição de Vídeo para Youtube
Introdução à Animação Digital
Photoshop e CorelDRAW – Tratamento de Imagem e Ilustração Digital
Introdução à Jardinagem
Paisagismo – Técnica e Projeto
Atendente de Farmácia
Administração de Redes Linux
Administração de Redes Windows
Aprenda a Programar em C#
Auxiliar de Projetos Gráficos
Computação em Nuvem
Criação de Aplicativos
Criação de Sites com Marketing Digital
Criação de Sites e Plataformas Digitais
Desenho no AutoCAD
Desenvolvimento de E-commerce
Desenvolvimento de Software para web e celular
Design de Plataforma Digitais e Experiência do Usuário
Introdução a Banco de Dados
Introdução à Robótica Utilizando Arduíno
Introdução ao Desenvolvimento em Java
Jogos Digitais
Programação Básica para Android
Segurança Cibernética Fundamental

 

Parceria com a Fundação Casa

 

Cursos do Novotec Expresso no Contraturno serão ofertados para mais de 330 adolescentes em 22 centros da Fundação Casa, visando qualificar a formação de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.

 

O Novotec Expresso no Contraturno é uma das modalidades do Novotec que disponibiliza cursos de qualificação profissional a jovens de 14 à 24 anos, com duração de 120 horas, em parceria com escolas técnicas ou instituições tecnológicas. A modalidade terá opções de cursos nos formatos presencial e remoto, a depender do que estiver disponível em cada região e da escolha do jovem. As aulas remotas são feitas ao vivo por meio de plataformas digitais e os encontros presenciais são feitos na unidade de ensino escolhida durante a inscrição.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Suíça restringe visitantes do Brasil e de mais 28 países

Lira ironiza CPI e sinaliza que não dará sequência, por ora, a pedido de impeachment contra Bolsonaro

Vídeo mostra "cachoeira" dentro de sala onde ficam recém-nascidos em hospital de Sorocaba

Os cuidados ao se adotar um animal

Lula vira réu pela quarta vez na Lava Jato acusado de lavagem de dinheiro na Petrobras

Adeus, padre Inácio