29 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Páscoa Judaica ocorre nesta segunda-feira no colégio Santa Escolástica

Foto: reprodução
Postado em: 03/04/2023

Compartilhe esta notícia:

Nesta segunda-feira, a partir das 19 horas, a Congregação das Irmãs Beneditinas, do “Instituto Santa Escolástica” promovem aos seus colaboradores e convidados a ‘Ceia Judaica’, como tradicionalmente a direção da escola oferece a cada ano na semana que antecede a Páscoa cristã. Neste ano, será celebrada nas igrejas católicas a Páscoa cristã no dia 9 de abril.

 

A origem da palavra Páscoa vem do termo hebreu Pessach, com significado passagem ou travessia. É uma das mais importantes datas do calendário cristão com a celebração da passagem da morte para vida durante a ressurreição de Jesus Cristo, o Messias. Para os judeus, a festa da peregrinação relacionada com a passagem da escravidão para a liberdade. A ceia judaica em hebraico significa Seder, ordem e é realizada em família para a
comemoração do Pessach.
 

 

Até o século IV a Páscoa Judaica era comemorada no mesmo dia da Páscoa cristã. O Concílio de Niceia, realizado em 325 d.C., decidiu que por não terem o mesmo significado, não deveriam ser celebrados no mesmo período. 

 

A partir de então, a Páscoa Cristã é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia do equinócio de primavera, para quem está no Hemisfério Norte, e no equinócio de outono, para quem está no Hemisfério Sul. 

 

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

NOVOS VEREADORES: Fábio Simoa defende cidade mais justa e igual para todos

Produtora afasta DJ Ivis após vídeos que mostram agressões contra a ex-mulher

Prefeitura pretende distribuir 20 mil cestas básicas a famílias de baixa renda durante pandemia

Inscrições para estudar na Escola de Música de Votorantim terminam neste domingo

Governo de SP reduz ICMS do etanol e preço deve cair até R$ 0,17 por litro na bomba

Sorocaba tem mais 62 casos confirmados e 3 novas mortes pelo novo coronavírus em 24h