25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Nova edição do Pedala Rio Sorocaba faz parte da programação do 21º aniversário da APA Itupararanga

Agencia Sorocaba
Postado em: 16/11/2019

Compartilhe esta notícia:

No dia 1º de dezembro, das 9h às 12h, uma nova edição do Pedala Rio Sorocaba ocorrerá na cidade. Desta vez, a atividade de Educação Ambiental será realizada em comemoração ao 21º aniversário da APA (Área de Proteção Ambiental) Itupararanga. Os participantes percorrerão de bicicleta um trecho da ciclovia da avenida Dom Aguirre, entre o Centro de Educação Ambiental do Rio Sorocaba (CEA Rio Sorocaba) e o Parque das Águas, no Jardim Abaeté. As inscrições gratuitas poderão ser feitas a partir de segunda-feira (18) no site da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema): http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/.

Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Sema, o objetivo da atividade de Educação Ambiental é sensibilizar os participantes com relação ao rio Sorocaba e à APA Itupararanga, além de oferecer à população a oportunidade de conhecer os aspectos históricos e ambientais do rio e enxergá-lo de uma outra forma, além de estimular o uso de um meio de transporte alternativo.

Criada pela Lei Estadual n° 10.100 de 01/12/98 e alterada pela Lei Estadual nº 11.579 de 2 de dezembro de 2003, a APA Itupararanga é administrada pela Fundação Florestal, órgão ligado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SMA), e está situada na região da bacia hidrográfica formadora da Represa de Itupararanga. A unidade protege um manancial com áreas verdes que representam remanescentes vegetais e refúgio da vida silvestre. O rio Sorocabuçu, juntamente com o rio Sorocamirim formam o rio Sorocaba, principal afluente do reservatório.

Partindo da ciclovia próxima ao CEA Rio Sorocaba, em frente ao Poupatempo, os participantes vão percorrer o trecho urbano do rio, passando pela Estação Elevatória, Praça da Biodiversidade até chegar ao Parque das Águas. Em cada parada, o técnico da Sema abordará as questões ambientais e as curiosidades de cada local e a importância da conservação da APA, responsável pelo abastecimento de água de mais de 80% da população de Sorocaba.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, estão sendo oferecidas 40 vagas. As inscrições deverão ser feitas até o dia 27 de novembro. Informações podem ser obtidas pelo e-mail sema@sorocaba.sp.gov.br.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após defender cadeia a ministros do STF, Weintraub diz que falava de "alguns, não todos"

“O tio Crespo e o tio André vão tomar a lição depois”, ironiza Iara sobre apostilas

“Era Uma Vez em Hollywood” ganha primeiro trailer e tem estreia confirmada para agosto

Enfrentamento negativo de situações pode levar a doenças, diz médico

Saúde realiza último dia da Campanha Antirrábica neste sábado em Sorocaba

Bolsonaro sanciona lei que permite a policiais conceder medida protetiva a vítima de violência