27 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Padre Jonas, adeus ao fundador da Comunidade Canção Nova - veja a coluna de Vanderlei Testa

ARTE: VT
Postado em: 14/12/2022

Compartilhe esta notícia:

O desafio hoje é escrever uma homenagem ao monsenhor Jonas Abib. Escrever sobre a vida de um santo sempre será um desafio. Pensei nele e nas centenas de publicações da terça-feira (13), com citações de sua vida e morte na noite anterior, na Comunidade Canção Nova. O meu primeiro contato pessoal com o padre Jonas foi em 1992 em um Encontro Nacional de Comunicadores da Renovação Carismática Católica. O evento foi realizado no auditório da Rádio Aparecida, do Santuário Nacional. A sua história sobre os meios de comunicação da Canção Nova ficou gravada em minha memória como motivação para confiar na providência divina em todas as dificuldades. Na época, o Coordenador Nacional da RCC era o Reinaldo Bessera dos Reis. Estávamos juntos na organização do encontro que reuniu representantes de comunicação do Movimento carismático no Brasil. 

 

 

Pensando hoje no monsenhor Jonas como jovem seminarista e, conhecendo os passos da sua caminhada, acredito que ele tenha sido um adolescente que trazia consigo toda a espiritualidade do fundador dos salesianos, dom Bosco. Impossível ver e conviver com monsenhor Jonas sem sentir o seu testemunho de fé e crença em Jesus Cristo, no Pai e no Espírito Santo. Era um apaixonado por Maria, mãe de Jesus a quem dedicou muitas de suas músicas e livros. As palestras e pregações do padre Jonas como eu enxergava ele na sua missão evangelizadora, deixava marcas profundas no coração e conversão de milhares de jovens. Pensei também na sua comunidade que brotou unicamente da generosidade de Deus em revelar talentos de pregadores ungidos pelo Espírito Santo. O padre Léo, foi um deles. 

 

 

Padre Jonas já esteve algumas vezes em Sorocaba. Dom Julio Endi Akamine, arcebispo metropolitano de Sorocaba publicou na sua rede social o comunicado do falecimento do sacerdote que foi sepultado na quarta-feira (14), após missa presidida pelo Cardeal e arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta. Sempre com um sorriso na face, que a meu ver, irradiava luz de santidade, padre Jonas deixou um legado de amor verdadeiro em Jesus Cristo. A sua ressurreição no dia 12 de dezembro, data dedicada a Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina, nos faz crer na sua acolhida por Maria no céu. Sem tristeza, mas com a saudade da sua partida aos 85 anos de idade, fico a pensar nas milhões de pessoas orando por sua alma e descanso eterno. E lá no paraíso, os anjos do Senhor foram ao som de trombetas anunciar a chegada do apóstolo missionário e santo Jonas Abib. 

 

 

A Comunidade Canção Nova perdeu a liderança do seu fundador, mas ganhou um intercessor junto ao Pai. 

 

 

Vanderlei Testa (artigovanderleitesta@gmail.com) Jornalista e Publicitário 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Justiça nega habeas corpus a Dr. Jairinho por unanimidade

Eduardo Kobra na paisagem urbana de Sorocaba - veja a coluna de José Simões

“Leitura em tempos de pandemia” e “Relacionamentosna pandemia” são temas de lives da UNIP em 18 e 20 de agosto

Coronavírus: padre Flávio diz que leitos da Santa Casa estão dentro da normalidade

Convocação para atos pró-democracia ganha força, mas ideia divide grupos

Se Deus quiser vou continuar meu mandato, afirma Bolsonaro