O padre Flávio Jorge Miguel Júnior, gestor da Santa Casa, informou que o hospital está com leitos dentro da normalidade e possui respiradores para tratar pacientes com coronavírus. A afirmação foi feita durante entrevista, nesta quarta-feira (29), por telefone, no Jornal da Manhã da Jovem Pan Sorocaba. Assista na íntegra abaixo
Sobre leitos para atender pacientes na cidade, o padre fomentou que, na Santa Casa, há 60, sendo que desses 20 são para a covid-19. No momento, há 5 internados neste hospital com a doença. "Numa "eventual tragédia", situação caótica, poderíamos ter uma tentativa de passar para 40 leitos", informou. Dos 60 leitos, há entre 55 e 56 respiradores, completou ele. "Considero 100% de respiradores das nossas três UTIs".
Ele explica que uma tabela em formato pirâmide mostra os cinco locais com maior risco de contaminação, sendo: hospitais, aeroportos, terminais rodoviários, transportes públicos e cinemas. Em todos estes, Sorocaba tem tomado medidas de prevenção de contágio, alegou o padre, como a dispensa de estudantes e voluntários (hospitais); aeroporto com baixo movimento por ser privado, terminais rodoviários com redução de funcionamento; transporte público operando com 40% da frota, além de paralisações pontuais por conta de negociação da categoria com empresas de ônibus e a Urbes; e cinemas que já estão sem funcionar desde março.
"Não sou contra isolamento [social], sou a favor de flexibilização inteligente", disse.
Assista na íntegra
Casos de coronavírus em Sorocaba
Sorocaba registrou mais 19 novos casos confirmados com a Covid-19 nesta terça-feira (28). Com isso, já são 137 o total na cidade. Desses, 15 estão internados (oito em UTI) e 101 se encontram recuperados.
Os óbitos com a confirmação da doença continuam em 21.
A quantidade de casos suspeitos diminuiu. A cidade passou de 116 para 103 pessoas que aguardam resultados. Entre todos os suspeitos, 35 estão internados em hospitais da cidade, sendo 13 em UTI.
Os óbitos em investigação continuam em quatro. O número de descartados por resultados negativos da doença aumentou para 543.