27 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

“Operação Ferro-Velho” interdita estabelecimento na Vila Haro

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 09/11/2022

Compartilhe esta notícia:

A equipe da “Operação Ferro-velho” interditou, na última segunda-feira (7), um estabelecimento localizado na Vila Haro, Zona leste da cidade, após ser multado por falta de licença de funcionamento e desvio de finalidade. No local, foram encontrados dois contêineres do serviço público de coleta de lixo. O caso foi encaminhado à Polícia Civil, cujo proprietário responderá pelo crime de receptação.

 

 

A “Operação Ferro-velho” é realizada pela Guarda Civil Municipal (GCM), Defesa Civil, Fiscalização de Posturas da Prefeitura de Sorocaba, Setor de Zoonoses da Secretaria da Saúde (SES), Polícia Militar (PM) e Polícia Civil e, somente neste ano até o momento, 151 estabelecimentos já foram alvo de vistorias, em todas as regiões da cidade.

 

 

Esse ferro-velho na Vila Haro já havia sido, em outra ocasião, obrigado a encerrar as atividades e só poderia reabrir após a regularização da falta de licença para funcionamento. “Agora, veio a interdição, uma vez que foi configurado o crime de receptação, além da aplicação de nova multa”, explicou a chefe da Seção de Fiscalização da Prefeitura, Juliana Graziele Lopes Souza.

 

 

Esse estabelecimento só poderá ser reaberto, após apresentação de requerimento de desinterdição e assinatura de termo de comprometimento de que novamente não incorrerá nesse tipo de irregularidade. Se flagrado outra vez, o ferro-velho está passível de lacração definitiva e encerramento das atividades.

 

 

Até o momento, quatro ferros-velhos foram interditados na cidade, por desvio de finalidade, desde o início do ano. De lá para cá, 84 ferros-velhos foram notificados e 25 foram multados, devido a irregularidades. Cerca de 80 pessoas foram abordadas pelas forças de segurança pública, sendo que oito delas, responsáveis por esses estabelecimentos, foram encaminhadas à Delegacia de Polícia, para averiguação. Cinco pessoas foram detidas, quatro delas por receptação de materiais furtados e uma, que estava foragida da Justiça.

Mais fiscalizações

A “Operação Ferro-velho” prosseguiu na última terça-feira (8), ocasião em que outros três estabelecimentos foram vistoriados. Um deles, no Parque dos Eucaliptos (Zona Norte), e outro, no bairro Wanel Ville (Zona Oeste), estavam fechados no momento fiscalização. O terceiro, também na Vila Haro, não apresentava irregularidades.

 

 

Segundo o secretário de Segurança Urbana (Sesu), Alexandre Caixeiro, os locais fiscalizados são definidos a partir de inteligência interna e de denúncias recebidas pela Prefeitura e pelas forças policiais. “O objetivo é apurar suspeitas de irregularidades, seja no âmbito criminal ou administrativo. A participação da população é fundamental no sucesso dessa ação, podendo colaborar ao fazer denúncias”, completou. O contato é pelo telefone 156 ou pelo WhatsApp da Ouvidoria Geral do Município: (15) 99129-2426.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Votorantim terá nova creche no Jardim Clarice

Vigilância Sanitária interdita farmácia de manipulação na região central de Sorocaba

Polícia Civil de Sorocaba fecha casa de jogos de azar no Centro

Sorocaba retoma Fase Amarela com reabertura de bares e restaurantes

Ford anunciou investimento de US$ 580 milhões para ampliar produção na Argentina

Roberto Kikawa, que criou as carretas da saúde, é assassinado em SP