27 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba retoma Fase Amarela com reabertura de bares e restaurantes

Foto: Agência Brasil
Postado em: 22/02/2021

Compartilhe esta notícia:

Sorocaba muda nesta segunda-feira (22), pela décima vez, de fase do Plano São Paulo. o município avança novamente para a Fase Amarela que permite 40% de ocupação em academias, salões de beleza, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios e parques estaduais, com expediente de até dez horas diárias para restaurantes e 12 horas para as demais. O atendimento presencial deve ser encerrado às 22h em todos os setores.


Nesta Fase também é permitida a reabertura de restaurantes e bares, porém as portas fecham mais cedo, às 20h. Eventos que geram aglomeração, como festas, baladas e shows continuam proibidos. A venda de bebidas alcoólicas em lojas de conveniência e restaurantes passa a ser permitida por mais duas horas, das 6h às 22h.


Todos os protocolos sanitários e de segurança para os setores econômicos devem ser cumpridos com rigor. Prefeituras que se recusam a seguir as normas estabelecidas pelo Governo do Estado ficam sujeitas a sanções judiciais.


Histórico do Plano São Paulo em Sorocaba 


O Plano São Paulo começou a ser aplicado no dia 25 de maio de 2020, quando o governo classificou a região de Sorocaba na Fase Laranja. Depois de registrarem um aumento significativo no número de casos e mortes por Covid-19, as cidades foram orientadas a aplicar medidas mais restritivas para conter o avanço da doença. 


O município acatou a recomendação do Estado no dia 19 de junho e adotou as medidas da Fase Vermelha, mesmo estando na laranja. 


Após alguns dias o Governo Estadual anunciou que a região inteira de Sorocaba voltaria oficialmente à fase vermelha.

 

As cidades de toda a região se mantiveram até o dia 10 de julho na fase vermelha, quando o Governo Estadual informou que poderiam avançar para a Fase Laranja


Sorocaba se manteve na Laranja e no dia 07 de agosto foi para a Fase Amarela, após o governo ter anunciado mudanças nos critérios necessários para que uma região mudasse da etapa Laranja para a Amarela. 


Dois meses depois, no dia 9 de outubro, a região foi reclassificada na fase verde do Plano SP. Em novembro, a situação mudou de novo: o Governo Estadual regrediu a região  para a Fase Amarela. 


Em janeiro deste ano, dia 8, a região foi para a fase laranja e depois, 25, para a vermelha. Prefeitos de algumas cidades da região, entre eles Rodrigo Manga (Republicanos), se reuniram para sugerir propostas de flexibilização ao secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, Marco Vinholi.  


No dia 01 de fevereiro, as cidades que pertencem à Diretoria Regional de Saúde (DRS) retornaram para a Fase Laranja e agora muda novamente para a Amarela.

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Exoneração de Regina Duarte é publicada no Diário Oficial da União

PF realiza operação para combater fraudes em auxílio emergencial

Saae volta a receber pedidos de novas ligações de água e esgoto a partir de segunda

GCM detém em flagrante homem por furto em creche da Vila Barão

Declarações do Imposto de Renda na malha fina chegam a 1,03 milhão

Operação integrada de abordagem social atende oito pessoas em situação de rua