10 de Setembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Operação da PF mira pagamento de propinas a presidente do PP

Postado em: 22/02/2019

Compartilhe esta notícia:

FOLHAPRESS

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta (22) a Operação Compensação, que mira suposto pagamento de propinas pela JBS ao senador Ciro Nogueira (PI), presidente nacional do PP, e ao próprio partido.

Estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão nas casas de duas pessoas e em duas empresas ligadas ao congressista.

A ação foi autorizada pela ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) Rosa Weber em inquérito que apura se o grupo dos irmãos Joesley e Wesley Batista repassou R$ 42 milhões para que o PP apoiasse o PT nas eleições presidenciais de 2014 e também para que não desembarcasse do governo em 2016, durante o processo de impeachment.

Os pagamentos teriam sido feitos por meio de doações oficiais e por meio de um supermercado no Piauí. Há também relatos de entrega em espécie ao congressista.
Outro investigado é o ex-ministro petista Edinho Silva (Secretaria de Comunicação Social da Presidência), atual prefeito de Araraquara (SP), que teria aprovado os pagamentos.

O caso foi relatado pelos delatores da JBS em depoimentos à PGR (Procuradoria-Geral da República).

Ao todos, estão sendo cumpridos sete mandados de busca e apreensão em Teresina (PI), Brasília (DF) e São Paulo/SP, além de intimações para fins de depoimentos dos envolvidos.

A Folha não localizou representantes de Ciro Nogueira e Edinho Silva nesta sexta. Eles vêm negando as ilicitudes e sustentam que os delatores não apresentaram provas do que dizem.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Polícia Federal apreende material de apologia ao nazismo com jovem na região de Sorocaba

Abono do PIS é pago para trabalhadores nascidos em maio e junho

Maia defende auxílio de R$ 500 a trabalhadores informais durante crise do coronavírus

Versão live-action da “Turma da Mônica” é destaque entre estreias nos cinemas

"Lamentamos as mortes, a vida continua", diz Bolsonaro após 200 mil óbitos de Covid

Com avanço de frente fria, RS permanece em alerta para temporais