28 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Chegada do outono traz alerta para quadros de alergia respiratória

Foto: divulgação
Postado em: 17/03/2023

Compartilhe esta notícia:

Especialista dá dicas para amenizar os sintomas e tratamentos mais adequados para quem sofre com as temperaturas mais baixas

 

 

Com a chegada do outono, que se inicia no dia 20 de março, muitas pessoas voltam a ter preocupações com alergias, rinite e gripe devido às temperaturas mais amenas e ao ar seco. Em alguns locais, a umidade relativa do ar pode ser inferior a 30%, muito abaixo dos 50% considerados ideais para a saúde humana, conforme determina a Organização Mundial da Saúde (OMS). Diante do cenário, a alergologista e imunologista Daniele Alevato, de Sorocaba (SP), dá algumas dicas de como se proteger e minimizar os incômodos das doenças respiratórias. 

 

As estações mais frias do ano são marcadas pela escassez de chuvas e, consequentemente, o tempo fica mais seco, algo bastante temido por pessoas que sofrem com rinite, por exemplo. Outra característica da estação, que influencia bastante na diminuição da imunidade, é a grande amplitude térmica, ou seja, existe uma grande diferença entre as temperaturas mínima e máxima registradas no mesmo dia. 

 

Para tentar amenizar os sintomas, e evitar que as doenças respiratórias se agravem, Daniele, que é proprietária e técnica responsável pela Clínica Alevato, indica que os cuidados devem começar pelo ambiente onde se vive. “Mantenha o local sempre limpo e arejado para evitar o contato com a poeira, pois a presença dela aumenta as chances de ácaros e fungos, entre outros organismos, se desenvolverem, e causarem ou piorarem a rinite. Um local fechado, sem ventilação, pode acumular umidade, isso se torna ainda mais evidente”, afirma. 

 

Além disso, é muito comum as pessoas tirarem do guarda-roupa as peças pesadas como blusas, jaquetas e calças, que ficaram guardadas durante as estações mais quentes, além dos cobertores que ficaram bastante tempo sem uso. A orientação é lavar todos esses itens antes de usá-los. “Procure colocá-las para secar em um ambiente ventilado, como o quintal e deixar a roupa exposta ao sol o máximo de tempo possível”, complementa. 

 

Diferenças entre doenças


As doenças respiratórias mais comuns no inverno são a gripe e a rinite, porém elas apresentam algumas diferenças entre os sintomas e tratamentos.

 

“A gripe é uma infecção que atinge todo o sistema respiratório, incluindo os pulmões e o corpo. A rinite é uma inflamação que afeta apenas a mucosa nasal e regiões diretamente adjacentes, podendo provocar prurido, obstrução nasal e coriza, enquanto a gripe estende a lista de sintomas para a febre, dores de cabeça e no corpo, fadiga, tosse e outros”, explica a alergologista e imunologista. 

 

Além disso, o tempo de duração das doenças é diferente. “A gripe é uma infecção autolimitada, curada pelo próprio sistema imune, em um período médio de sete a dez dias. Enquanto a rinite leva quatro a doze semanas, podendo ser controlada, mas não curada.”

 

A especialista ainda ressalta que pacientes que sofrem de asma precisam sempre estar com o seu medicamento de tratamento e estar em dia com as orientações do seu médico de confiança. “Caso ainda haja complicações, como a falta de ar, é preciso procurar o pronto-socorro", ressalta. 

 

Há também a asma, que é algo mais complicado e exige tratamento constante, para evitar problemas com crises. “É causada por uma inflamação dos brônquios, que dá sensação de chiado no peito, dificultando a respiração”, explica a especialista.

 

A especialista ainda alerta que quem já tem um diagnóstico de alergias e pretende viajar nesta época do ano precisa passar por uma consulta médica antes de pegar a estrada para ter todas as orientações necessárias e evitar transtornos. 


“É sempre bom passar por uma consulta com um alergologista, para ter as orientações necessárias para não ocorrer uma descompensação dos sintomas alérgicos durante a viagem”. 

 

Tipos de tratamentos


Daniele explica que o tratamento mais comum realizado em casos de alergias é o controle dos sintomas, podendo ser medicamentoso, orientação, imunoterapia de alérgenos e claro, o acompanhamento médico. A imunoterapia dos alérgenos é uma forma de tentar amenizar os sintomas e oferecer mais qualidade de vida. 

 

“Para pacientes que toda vez têm crises e usam medicação, mas sem muita resposta, existe essa terapia, que ajuda a criar uma maior tolerância aos agentes das alergias, como mofos, ácaros e pelos de animais, fazendo com que eles não tenham os sintomas. O tratamento pode ser feito de forma subcutânea, com injeção no antebraço, ou sublingual”, afirma Daniele. 

 

A Imunoterapia é realizada de forma contínua, de dois a três anos, dependendo da resposta do paciente à medicação. “Posteriormente ao tratamento, se a pessoa fez a imunoterapia por três anos, nos três anos posteriores vai manter a tolerância. Após, ela precisa retomar a terapia (imunoterapia do alergênico), pois os sintomas podem retornar, seja de forma leve ou mais intensa”, explica.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

PCC pode estar envolvido em assaltos a bancos em Botucatu, diz promotor

Pedidos de refúgio e reconhecimentos aumentaram em 2019

Iara Bernardi pede que Gaeco investigue conduta de Crespo

Abate de suínos bate recorde no segundo trimestre, diz IBGE

Polícia Militar salva vida de homem que corria risco de morte por soterramento no município de Ibiúna

Críticos de Crespo devem comandar as duas comissões mais ‘poderosas’ da Câmara