28 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Onze sorocabanos já retornam de Israel ao Brasil na madrugada desta quarta

Foto: Divulgação
Postado em: 11/10/2023

Compartilhe esta notícia:

Embarque em avião da Força Aérea Brasileira (FAB) ocorreu nesta terça-feira (10), por volta das 13h30 (horário de Brasília). Já, o pouso será em Base Aérea, em Brasília (DF), na madrugada desta quarta-feira (11).

 


Onze sorocabanos que viajaram juntos a Israel e que estão em contato direto com a Comissão Municipal instituída pela Prefeitura de Sorocaba, para tratar da ajuda humanitária às vítimas dos ataques a essa região da Palestina, já embarcaram, nesta terça-feira (10), por volta de 13h30 (horário de Brasília), em avião da Força Aérea Brasileira (FAB), do Aeroporto Ben-Gurion, em Tel Aviv, com destino ao Brasil. O pouso será em Base Aérea, em Brasília (DF), previsto para ocorrer na madrugada desta quarta-feira (11). De lá, todos seguem em direção a Sorocaba, em voo fretado doado ao grupo, por intermédio do prefeito Rodrigo Manga, pela empresa de táxi aéreo NHR.

 

As informações são da Secretaria de Comunicação.

 

Todas essas informações foram confirmadas, nesta terça-feira (10), pelo pastor Rogério Barbosa da Silva, ao prefeito Rodrigo Manga, enquanto aguardava o voo de volta ao Brasil, junto com os outros dez sorocabanos.

 

Mais quatro sorocabanos, que também estão em contato com o Município de Sorocaba, aguardam definições da Embaixada para retorno à cidade, o mais urgentemente possível, o que deve ocorrer até esta sexta-feira (13). Uma reunião no Palácio do Itamaraty ocorre, nesta terça-feira (10), para tratar da repatriação de mais esses sorocabanos que estão na área de conflito, entre eles, o jogador de futebol Lucas Salinas, meio-campo do Ashdod, clube da primeira divisão de futebol israelense.

 

Lucas, nesta segunda-feira (9), relatou que estava em Ashdod, a 50 km de Gaza. “Hoje, um foguete atingiu a cidade, mas felizmente estamos bem. Fiz cadastro para o voo da FAB, com a ajuda da Prefeitura de Sorocaba, e estou aguardando. Comprei um voo para Portugal, na quarta feira (11), mas estão cancelando os voos. Eu só quero sair daqui e ir para algum lugar seguro”, disse.

 


Iniciativas municipais de ajuda humanitária

 

No último sábado (7), a Prefeitura de Sorocaba publicou Decreto Municipal, criando a Comissão Municipal para tratar dessa ajuda humanitária, com o intuito de disponibilizar toda ajuda possível a sorocabanos que estão em Israel ou em outros lugares da região da Palestina, para que retornem, o mais rapidamente possível, ao Brasil, de forma segura.

 

O canal disponibilizado pelo Município a todo cidadão que queira saber mais a respeito das medidas de apoio é o telefone: +55 (15) 99119-9847 (Secretaria da Cidadania da Prefeitura de Sorocaba).

 

Paralelamente, o Município entrou em contato com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ministério da Defesa e o Ministério das Relações Exteriores, além de parlamentares, entidades e associações para tratar da ajuda humanitária.

 

Da mesma forma, a Prefeitura de Sorocaba também está em contato com Vanderlei Martinez, representante do Centro Cultural Brasil-Israel e da Associação Israelita Brasileira de Sorocaba, para oferecer todo apoio ao alcance do município sorocabano ao Estado de Israel. Sorocaba também busca contato com a cidade israelense de Sha’ar-Haneguev, considerada uma cidade-irmã desde a década de 1980, que fica a poucos quilômetros da Faixa de Gaza, para saber como o município pode dar suporte necessário neste momento tão difícil e delicado, da mesma forma como lamenta profundamente e se solidariza com a morte do prefeito de Sha’ar-Haneguev, Ofir Libstein, durante os ataques, e já prepara ações e homenagens a respeito.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Chances de Sirlange se tornar vice-governadora de Tarcísio "se intensificam", diz Manga

Funcionários dos Correios entram em greve no país por tempo indeterminado

Dupla flagrada por tráfico de drogas oferece R$ 3 mil à GCM para não ser presa

Cidades paulistas têm Samu para atender animais de rua em perigo

Prefeitura de Sorocaba e Parque Tecnológico abrem 50 bolsas gratuitas para curso de TI a pessoas acima dos 50 anos

Câmara aprova projeto sobre prevenção de incêndios em próprios públicos