28 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Mutirão de Castração tem nova etapa na região do Éden

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 28/10/2022

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), abre, nos dias 8 e 9 de novembro, as inscrições para a próxima etapa do Mutirão de Castração de cães e gatos, que ocorrerá na região do Éden. Os munícipes poderão se inscrever gratuitamente, das 8h às 12h e das 13h às 16h, na Casa do Cidadão Éden, localizada na Rua Bonifácio de Oliveira Cassú, 80. As vagas são limitadas e o atendimento será organizado mediante a distribuição de senhas.

 

 

O intuito da iniciativa municipal é promover o controle populacional de cães e gatos e, assim, reduzir o número de animais abandonados, bem como de prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida dos animais domésticos e da população de forma geral. A castração, além de ser o método mais garantido para o controle populacional desses animais, também diminui a probabilidade de tumor de mama e de próstata, além de doenças infectocontagiosas.

 

 

Os cães e gatos também serão microchipados. Essa identificação por microchip permite a responsabilização e a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados, contribuindo para o bem-estar dos animais e da população, além de diminuir o risco de transmissão de doenças e agravos de saúde. O microchip ainda vai possibilitar a formação de um banco de dados para futuramente nortear as políticas públicas ligadas à saúde animal em Sorocaba.

 

 

Podem participar animais de estimação de moradores dos seguintes bairros: Jardim Boa Esperança, Vila Novo Éden, Jardim Portal do Éden, Jardim Jatobá, Jardim Alegria, Jardim Harmonia, Jardim Primavera, Jardim Amália, Jardim Copaíba, Jardim Turmalina, Jardim Itália, Jardim Carolina, Jardim Éden Ville, Jardim Paraíso, Jardim Regente, Jardim Lena, Jardim dos Pássaros, Jardim Casagrande, Jardim das Azaléias, Jardim das Orquídeas, Jardim Nathália, Jardim Dona Tereza e Jardim Portobello. Já, as cirurgias ocorrerão nos dias 16 e 17 de novembro, em estrutura móvel montada na Casa do Cidadão Éden.

 

 

Para se inscrever, o munícipe deve apresentar RG, CPF e um comprovante de residência atualizado em seu nome. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3202-8006.

Cuidados com os animais para a cirurgia

Para o procedimento cirúrgico, as pessoas deverão tomar alguns cuidados com seus cães e gatos. O animal deverá ficar em jejum completo (água e comida) por um período de 6 horas, antes da castração.

 

 

Os cães devem ser levados para a cirurgia com coleira, guia ou caixa própria de transporte. Caso o animal seja bravo, levar também a focinheira. Os gatos igualmente devem ser levados em caixas próprias de transporte, com toda segurança.

 

Outra recomendação é que, em caso de levar mais de um animal para a castração, o munícipe esteja acompanhado no local. Por fim, também é importante levar uma proteção para o seu bichinho de estimação vestir após a realização do procedimento, como uma roupinha pós-cirúrgica ou o colar elisabetano.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Expulso de balada procura polícia para reclamar e acaba preso

Petrobras anuncia R$ 300 mi em programa de compra de gás de cozinha para baixa renda

Jovem que denunciou estupro tem conta no Instagram suspensa

Votorantim confirma mais 4 mortes por Covid-19 e 20 novos casos

Passageiros economizam R$ 8 milhões no primeiro semestre com integração da Urbes

“Dia D” para segunda dose da vacina contra a Covid-19 terá 4 pontos de imunização neste sábado