26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Motivação aos jovens aprendizes do Brasil - veja a coluna de Vanderlei Testa

Fotos e arte: Vanderlei Testa
Postado em: 25/03/2022

Compartilhe esta notícia:

O recomeço da vida nesta fase da redução dos casos da pandemia, tem possibilitado emprego aos trabalhadores e a experiência aos jovens aprendizes. Nesta semana fui conhecer para escrever este artigo, o maior polo de ortodontia da América Latina, localizado em Sorocaba. Esta instalada com a sua unidade Morelli no Jardim Saira e a segunda empresa localizada na zona industrial. Fui recebido pelo diretor presidente Oraci Morelli e sua equipe. Junto comigo estava o jovem dentista Fernando Camargo Mathiazzi, exemplo de busca em inovações no mercado tecnológico da ortodontia. Fiquei impressionado com a estrutura e modernização mostrada pelo fundador, desde 1980 à frente desse empreendimento que gera centenas de empregos à população de Sorocaba.

 

Cinquenta novos jovens aprendizes foram contratados recentemente. Entre eles, Daniel Sartori Silva, com 18 anos. Ele me relatou que estava entusiasmado com a oportunidade de aprender e evoluir nessa organização que transformaram milhões de sorrisos no Brasil e no exterior, em mais de 30 países. Percorrendo as instalações da área de produção, nota-se o uso desde a robótica à imprescindível mão de obra humana, com a qualidade minuciosa dos minúsculos produtos que compõem a variada linha dos itens. Uma parada no museu instalado no interior de uma das unidades fabril também chama a atenção dos visitantes pela história das máquinas mostradas desde o início há 42 anos. Um passeio pelo museu histórico e a leitura dos quadros com documentação exibida pelos primeiros profissionais de odontologia que deixaram de importar para usar o produto nacional Morelli é motivo de orgulho para Sorocaba. Pensar que vi uma roda de bicicleta acionando o equipamento inventado por Oraci e hoje constatar uma tecnologia evoluída em mecatrônica e robótica surpreende qualquer visitante ou jovem aprendiz.

 

Depoimentos gravados em áudio por colaboradores e disponível em um ambiente decorado e, em destaque no museu, me fez ouvir palavras merecedoras de elogios saídas do coração dos entrevistados. Foram três horas de conhecimento de uma história iniciada com um jovem aprendiz de marcenaria, relojoaria, mecânica de aviões e de carros transformando os seus sonhos em realidade. Essa é a vida do Oraci Morelli que adotou para si o lema “ser simples é mais eficiente”. Uma lição de vida e profissional que motiva e incentiva os novos aprendizes a buscarem através do trabalho, tecnologia, estudo e comprometimento, o seu lugar no desafiante mercado industrial.

 

 

Vanderlei Testa (artigo vanderleitesta@gmail.com) Jornalista e Publicitário

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Festival de churrasco arrecada mais de 4 toneladas de alimentos para campanha “A Fome não é Fake!”

Casal suspeito de assaltar pelo menos três taxistas é preso em Boituva

Lava Jato denuncia José Serra por lavagem de dinheiro; PF deflagra Operação Revoada

Itália tem 692 mortes e quase 35 mil infecções nas últimas 24 horas

Espaços culturais serão reabertos gradativamente a partir de segunda em Sorocaba

PF abre inquérito para investigar se Bolsonaro prevaricou em caso de suspeitas da Covaxin