26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Jaqueline critica população e ameaça quem descumprir normas: `pode ser preso´

Arquivo: Agência Sorocaba
Postado em: 27/05/2020

Compartilhe esta notícia:

A prefeita Jaqueline Coutinho (PSL) fez duras críticas aos cidadãos que descumprem as regras de isolamento social definidas pelo poder público na cidade. Durante entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (27), a chefe do executivo afirmou que o governo "vai cobrar ainda mais o cidadão" que desrespeitar as regras da quarentena: "ele pode ser preso".

"Nós não podemos de forma coercitiva obrigar o cidadão a ficar em casa. Mas pode ter certeza que se houver descumprimento de normas, e isso evidenciar um crime, por exemplo, como o crime do 330 (artigo 330 do código penal, o crime de desobediência), ou do 268 do Código Penal (disseminar doença contagiosa), a pessoa, aquele que infrigir a norma penal, ele pode ser preso", afirmou a prefeita.

Jaqueline criticou a população. "Infelizmente a população, ela... a população brasileira, ela não atende aquele perfil, por exemplo, dos europeus, dos orientais, no tocante à obediência a normas, questões de hierarquia... Não deixa de ser uma questão de hierarquia. O poder público impõe, o cidadão deve obedecer, deve respeitar", analisou.

"Nós vamos efetivamente cobrar mais ainda do cidadão. O cidadão que cobra também deve ser cobrado. O cidadão que transfere a responsabilidade para o Estado, agora eu digo: Eu transfiro a responsabilidade de cada um dos cidadãos para cumprir a lei e evitar, ele próprio, disseminar a doença pros seus familiares, pros idosos, porque, cabe a cada um de nós, dentro da nossa responsabilidade, também evitar disseminar a doença", afirmou Jaqueline. 

Para a prefeita, "o estar na rua hoje, o descumprir o que o poder público prevê, aquilo que a gente pede, a não utilização de máscara que hoje é uma imposição legal. Não manter o isolamento, ele independe de regramento". 

A prefeita de Sorocaba disse que a maior responsabilidade é do cidadão. "O cidadão se escora sempre no Estado. O Estado não fez, é devedor. O Estado fez, é devedor. Agora, eu dou o retorno: E o cidadão que descumpre a lei? E o cidadão que cobra do Estado posturas e ele próprio não assume a postura maior de cidadania, de respeitar o próximo, então eu restituo ao cidadão a responsabilidade maior que é dele", salientou.

De acordo com Jaqueline, "a obrigação maior é do indivíduo. Quando o indivíduo descumpre, não usa a máscara, ele sabe, efetivamente, que ele pode estar contaminando o próximo". 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

João Arcalá fala sobre trabalho em equipe e liderança no Parque Tecnológico de Sorocaba

Calendário 2024: Educação SP define para 15 de fevereiro início do próximo ano letivo

Prefeito e vereadores são ‘velados’ durante protesto por melhoria na saúde

Show com Marcia Mah e Orquestra Mundana Refugi na Praça Frei Baraúna - veja a coluna de José Simões

Mulher é encaminhada a hospital e passa por cirurgia para remover porção de maconha da vagina

Sorocaba sedia 1º Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes para a Região Metropolitana