15 de Outubro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Fabricante dará prioridade da vacina contra dengue ao SUS

Foto: Agência Brasil.
Postado em: 06/02/2024

Compartilhe esta notícia:

A farmacêutica Takeda, que produz a vacina contra a dengue (Qdenga), emitiu um comunicado ontem para informar a decisão de priorizar o atendimento aos pedidos do Ministério da Saúde no fornecimento dos imunizantes.

 

De acordo com o comunicado, a Takeda suspendeu a assinatura de contratos diretos com estados e municípios e vai limitar o fornecimento da vacina na rede privada apenas para suprir o quantitativo necessário para as pessoas que tomaram a primeira dose do imunizante completem o esquema vacinal com a segunda dose, após um intervalo de três meses.

 

A medida foi tomada, segundo a empresa, diante do cenário de inclusão da Qdenga no Sistema Único de Saúde (SUS) e o agravamento da epidemia de dengue em diversas regiões do país. Conforme já anunciado, a fabricante garantiu a entrega de 6,6 milhões de doses para o ano de 2024 e o provisionamento de mais 9 milhões de doses para 2025.

 

Ainda segundo a farmacêutica, a previsão é que o fornecimento global da vacina Qdenga atinja a meta de 100 milhões de doses por ano até 2030, o que inclui um novo centro internacional dedicado à produção de vacinas, na Alemanha, previsto para ser lançado em 2025. Na próxima semana, as doses começam a ser distribuídas a 521 municípios selecionados pelo Ministério da Saúde para iniciar a vacinação na rede pública.

 

As cidades compõem um total de 37 regiões de saúde que, segundo a pasta, são consideradas endêmicas para a doença. Serão vacinadas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade, faixa etária que concentra maior número de hospitalizações por dengue, atrás apenas dos idosos.

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novo vídeo mostra momento que mulher foi atingida com arma de choque

Vazamento no Vitória Régia interrompe abastecimento em bairros da região

O que considerar em cada etapa da pesquisa por um imóvel em Sorocaba

Processo seletivo para ingresso nas Etecs e Fatecs em 2022 traz novidades

Urbes faz nova mudança e amplia capacidade de passageiros em 20 linhas de ônibus

Câmara vota hoje lei que prevê orçamento de R$ 3,084 bi em Sorocaba para 2020