26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Empresa de abastecimento farmacêutico municipal defende praticidade e economia dos serviços

Postado em: 30/08/2019

Compartilhe esta notícia:

Citada nominalmente durante a edição do Jornal da Ipanema, da Rádio Ipanema, nesta quinta-feira (29), a empresa Human Concierge enviou uma nota oficial ao Sistema Ipanema de Comunicação para apresentar esclarecimentos acerca de sua atuação na região.

O objetivo da empresa é defender-se e enfatizar a “lisura de sua atuação na cidade desde o processo licitatório bastante disputado que culminou com a contratação dos serviços da Human, até a efetiva prestação de serviços”.

Leia a nota na íntegra abaixo:

“Somos uma empresa especializada em gestão logística onde, somente no projeto da Prefeitura de Sorocaba, conta com um total de 91 funcionários (entre farmacêuticos, almoxarifes, auxiliares e motoristas) atuando diretamente em 44 unidades e sendo responsável pelo abastecimento das 32 UBSs do município. Disponibilizamos uma frota de quatro veículos zero quilômetro (duas vans climatizadas, uma Fiorino refrigerada para transporte de vacinas em temperatura adequada e uma motocicleta para entregas emergenciais). Esses veículos atendem exclusivamente o processo de abastecimento de toda a rede de saúde percorrendo, juntos, mais de quatro mil quilômetros por mês. Os veículos são monitorados por um sistema de GPS que elimina qualquer possibilidade de desvios de rotas.

A empresa explica que o processo logístico, normalmente utilizado para descrever o transporte e distribuição, não pode ser confundido com todo o processo de gestão envolvido no projeto. Este novo olhar logístico não envolve somente fornecimento de automóveis e mão de obra (motoristas e ajudantes). Ele envolve principalmente um processo que se utiliza do que há de mais moderno em inteligência de gestão e tecnologia, de forma a organizar, distribuir e comprar a quantidade certa, no momento certo, de forma a economizar e ao mesmo tempo aumentar a qualidade e diminuir os custos. Em outras palavras: atender muito mais com menos. Dar eficiência ao dinheiro público e respeito ao munícipe.

A principal função é o gerenciamento e controle de todo o estoque de medicamentos e insumos médicos e sua otimização na distribuição para a rede. Nas suas atribuições, a empresa responde ainda pela emissão de alertas – via sistema, do nível de estoque e controle dos prazos de validades de lotes. É importante esclarecer que o processo de compra dos produtos continua sob o controle total da Prefeitura Municipal, mas que será pautando em todos os dados de consumo mensal para compra na quantidade e momento certo. Essa é a única forma de comprar sem desperdícios ou falta ao paciente.

Os dispensários (farmácias) das UBSs também são operados pela mão de obra da empresa contratada, por meio de sistemas eletrônicos que permitem o controle absoluto dos estoques, assim com o controle total de tudo o que é entregue ao usuário da rede, registrado conforme indicação médica. Todas as saídas são rastreadas e com receitas médicas digitalizadas é possível garantir maior confiabilidade aos dados de consumo que gerarão dados para o real ponto de compra.

Além disso, a empresa trabalha no processo de adequações físicas a implantação de uma sala de unitarização de medicamentos. Em operação, ela permitirá que os medicamentos prescritos pelos médicos da rede sejam fornecidos na quantidade exata aos pacientes, eliminando desperdícios, riscos de automedicação, descartes inadequados, contaminação de crianças com remédios deixados em locais impróprios dentro de casa e, finalmente, gerando significativa economia de recursos públicos.

A Human reconhece as dificuldades orçamentárias enfrentadas por Sorocaba – assim como por tantos outros municípios espalhados pelo país, mas entende que sua atuação e o modelo implantando é parte da solução na busca por esse equilíbrio financeiro almejado, pois visa fazer mais à população com menos dinheiro público.”

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Procon dá dicas aos consumidores por conta da Black Friday

Carnaval é reconhecido como patrimônio imaterial do Estado de São Paulo

Confira eventos relacionados a economia que foram cancelados pelo Coronavírus no Brasil

Traficante tenta fugir da GCM, cai em barranco e é preso com drogas e dinheiro

Prefeitura entrega Termo de Permissão de Uso para 63 ambulantes

Média de mortes diárias por covid-19 cai 28% em um mês no país