27 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

“É bom nem procurar serviço público”, alertam sindicatos sobre Greve Geral de 6ª

Postado em: 12/06/2019

Compartilhe esta notícia:

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba, Salatiel Hergesel, alertou o cidadão sorocabano de que: “é bom nem procurar o serviço público” durante a Greve Geral prevista para a próxima sexta-feira (14). A afirmação foi feita durante entrevista a Jornal da Ipanema, da Rádio Ipanema, nesta manhã de quarta-feira (12).

A Greve Geral começa à zero hora de sexta e durará até as 23h59 do mesmo dia e tem como intuito protestar contra a Reforma da Previdência, cortes na área da Educação, desemprego e o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Segundo Salatiel, as escolas municipais e Unidades Básicas de Saúde não funcionarão nesta data, pois os servidores participarão do ato da paralisação. “É bom [o cidadão] voltar a procurar serviço público só na segunda-feira”, disse. Apenas serviços de emergência (UPHs), Guarda Civil Municipal e mínimo de servidores do Saae estarão ativos.

Ônibus

Outro serviço que deve ficar 100% paralisado, não só em Sorocaba, mas em toda as cidades próximas, é a de transporte público, de acordo com Marcílio Garcia, do Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região. A Prefeitura e a Urbes informaram à redação que “estudam conjuntamente as medidas a serem adotadas para tentar amenizar os efeitos da eventual paralisação. As concessionárias de transporte serão comunicadas pela Urbes para evitarem a paralisação, ficando sujeitas a sofrerem a aplicação de penalidades, caso descumpram a legislação vigente”.

Devem participar do Ato Público de sexta-feira professores de escolas públicas, bancários, trabalhadores do transporte (como motoristas de ônibus), servidores municipais e estaduais de todos os tipos de função, metalúrgicos e trabalhadores da área industrial, além de estudantes.

Marcha durante o ato

Às 10 horas de sexta-feira todos os manifestantes devem se concentrar na praça Coronel Fernando Prestes. No início da manhã, o grupo formado para executar o protesto, chamado de “Frente em Defesa da Aposentadoria”, organizou três pontos de concentração de saída para marchar até o Centro de Sorocaba, causando lentidão no tráfego de veículos nestas regiões, sendo eles:

8 horas – marcha a partir do “Sukão”, na avenida Itavuvu, rumo ao centro da cidade.

8 horas – concentração na rua Maranhão, 130 – bairro Santa Terezinha – organizada pelos professores estaduais da Apeoesp (Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo)

9 horas – concentração de estudantes na praça Frei Baraúna.

A Urbes – Trânsito e Transportes informou que, quando manifestações percorrem vias destinadas ao tráfego de veículos, os agentes de trânsito acompanham o ato estabelecendo desvios e orientado os motoristas, conforme a movimentação e itinerário dos manifestantes.

Paralisação e outros serviços afetados

A paralisação que ocorrerá durante a Greve Geral, prevista para ocorrer na próxima sexta-feira (14), deve ocorrer de forma total. O Ato Público acontece em todo o país e durará 24 horas.

Agência bancária

O Ipa Online entrou em contato com o sindicato dos Bancários e o mesmo informou que organizou um cronograma para convocar, na data, a participação dos trabalhadores da categoria para participar do ato que ocorre na praça Coronel Fernando Prestes e reunirá todos os sindicatos envolvidos com a Greve Geral, às 10 horas, entretanto não informou se a ação prejudicará o atendimento nas agências bancárias.

Escolas estaduais

Professores de escolas estaduais, segundo a Apeoesp, que representa a categoria, farão passeata durante a manhã de sexta, o que pode culminar no cancelamento das aulas em algumas unidades.

Greve Geral contra a Reforma da Previdência

O Ato Público tem como objetivo mostrar aos deputados federais e senadores a rejeição da população à reforma da Previdência que está em tramitação no Congresso Nacional e “que acaba com o sistema público de previdência no Brasil ao propor a implantação do sistema de capitalização e a adoção de regras de acesso à aposentadoria não condizentes com a realidade social, econômica e de trabalho da população brasileira”.

Para as centrais sindicais, o sistema de capitalização significa “o fim do direito à aposentadoria. O sistema de capitalização já foi experimentado em 30 países no mundo e não trouxe resultados positivos para a população. Dos 30 países que o adotaram, 18 já reverteram para a previdência pública parcial ou integralmente e nos outros que ainda possuem esse sistema a realidade é nefasta, com muitos idosos em situação miserável ou recebendo abaixo do salário mínimo”.

A Greve Geral, segundo a Frente em Defesa da Aposentadoria, também “é um protesto contra o alto índice de desemprego e a falta de projeto político para reverter essa situação danosa e contra os cortes de verbas na Educação feitos pelo governo de Jair Bolsonaro (PSL), que atingem da creche à pesquisa científica, e que irão levar ao fechamento de centenas de cursos, universidades e institutos públicas federais em todo o país, assim como à desconstrução do setor de pesquisa brasileiro”.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bolsonaro patina para cumprir promessas de campanha após primeiro ano de governo

Comissão que pode cassar Crespo notifica prefeito nesta segunda

Cemitérios municipais permanecem fechados no Dia dos Pais

Ministro da Cidadania vem a Sorocaba para participar de fórum contra as drogas

Presidente Jair Bolsonaro nega ter falado ‘paraíba’ como crítica a nordestinos

Ministro Alexandre de Moraes defende punição às big techs que induzirem voto