19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Ministro da Cidadania vem a Sorocaba para participar de fórum contra as drogas

Foto: Agência Brasil
Postado em: 21/06/2021

Compartilhe esta notícia:

Sorocaba sedia nesta segunda-feira (21), o Fórum Permanente de Mobilização Contra as Drogas. O evento, organizado pelo Ministério da Cidadania, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, acontece no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), a partir das 10h, e contará, dentre outras autoridades, com a presença do ministro da Cidadania, João Roma, do prefeito Rodrigo Manga e do deputado federal Marcos Pereira.

 

Será a primeira vez que o Fórum é realizado fora de Brasília e terá como anfitrião o prefeito Rodrigo Manga, que foi escolhido, neste ano, como vice-presidente de Políticas sobre Drogas da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Durante o encontro, que seguirá todos os protocolos sanitários preventivos contra a Covid-19, será assinado o Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Sorocaba e o Governo Federal, para o desenvolvimento e a implantação de ações de redução da demanda por drogas, prevenção, promoção à saúde, cuidado, tratamento, acolhimento, apoio, mútua ajuda e reinserção social, em consonância com a nova Política Nacional sobre Drogas – PNAD. O compromisso será assumido diretamente com a Secretaria de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred), do Governo Federal, responsável também por articular a realização do Fórum.

 

O evento reunirá, além do ministro da Cidadania e dos prefeitos integrantes da Frente Nacional e de cidades da Região Metropolitana, deputados, vereadores, secretários municipais, representantes da sociedade civil, entidades, instituições assistenciais, forças de segurança pública e profissionais que atuam na área de políticas sobre drogas. Outras presenças confirmadas são: o secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, Dr. Quirino Cordeiro Júnior, que palestrará sobre “Os dois anos da Política Nacional sobre Drogas”; o secretário municipal da Cidadania, Clayton Lustosa, que falará sobre “Dados da Política sobre Drogas em Sorocaba”; e Rafael Ilha, apresentador, repórter e palestrante, que dará seu depoimento como agente de prevenção às drogas atuante há quase duas décadas.

 

“Será uma oportunidade ímpar para que Sorocaba se torne protagonista na tomada de decisões sobre políticas públicas em uma questão tão importante, quanto é o combate às drogas. Vamos buscar ações mais eficazes para o resgate dos dependentes químicos e para o devido suporte às famílias. Fico muito feliz por nosso município poder sediar esse encontro”, afirmou o prefeito Rodrigo Manga.

 

A assinatura do Termo de Cooperação permitirá a adoção de medidas relevantes na área, tais como capacitação de profissionais e agentes das comunidades terapêuticas, além da adoção de ações preventivas, a exemplo do fortalecimento do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

 

Haverá, ainda, um ato simbólico de doação de luvas para a Secretaria da Cidadania do município. As luvas serão utilizadas na manipulação de alimentos em ações voltadas à população em situação de rua, como parte dos cuidados sanitários para evitar a disseminação da Covid-19.

 

Além disso, será lançado o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que prevê a compra de alimentos da agricultura familiar e a sua doação para entidades assistenciais que atendam pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.

 

Por fim, serão realizadas homenagens e congratulações a autoridades, lideranças e profissionais que atuam na área de combate e prevenção às drogas.

 

SERVIÇO:

FÓRUM PERMANENTE DE MOBILIZAÇÃO CONTRA AS DROGAS – MUNICÍPIO SOROCABA/SP

Local: Parque Tecnológico de Sorocaba – Av. Itavuvu, 11.777, Jd. Santa Cecília

Data: 21 de junho, às 10h (credenciamento a partir das 9h30)

Informações: Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura Municipal de Sorocaba / (15) 3238.2497 e 3238-2658.

 

PROGRAMAÇÃO:

9h30 – CREDENCIAMENTO E RECEPÇÃO

• MOMENTO CULTURAL – MÚSICA COM EX-PARTICIPAMENTES DE PROJETO SOCIAL

 

10h – ABERTURA:

• EXIBIÇÃO VÍDEO

• COMPOSIÇÃO DA FRENTE DE HONRA:

MINISTRO DA CIDADANIA, JOÃO ROMA.

DEPUTADO FEDERAL MARCOS PEREIRA.

PREFEITO DE SOROCABA, RODRIGO MANGA.

 

10h15 – HINO NACIONAL (PARTICIPAÇÃO DA BANDA REGIMENTAL DE MÚSICA DO COMANDO DE POLICIAMENTO DO INTERIOR – REGIÃO 07)

• DISCURSOS:

1. PREFEITO DE SOROCABA, RODRIGO MANGA (BOAS-VINDAS).

2. DEPUTADO FEDERAL MARCOS PEREIRA.

 

• ASSINATURAS:

• LANÇAMENTO DE PROJETO – PAA

(Programa de Aquisição de Alimentos)

• TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA

(Para o desenvolvimento e a implantação de ações de redução da demanda por drogas — prevenção, promoção à saúde, cuidado, tratamento, acolhimento, apoio, mútua ajuda e reinserção social, em consonância com a nova Política Nacional sobre Drogas – PNAD).

3. MINISTRO DA CIDADANIA, JOÃO ROMA.

 

• ATO SIMBÓLICO – DOAÇÃO DE LUVAS

Para proteção de profissionais da assistência social e munícipes, a fim de diminuir os riscos de disseminação do Coronavírus (Covid-19). As luvas serão utilizadas na manipulação de alimentos, pela Secretaria da Cidadania, em ações direcionadas à população em situação de rua e compartilhadas com as demais entidades sociais e assistenciais que estão aliadas à Prefeitura na manutenção do bem-estar de nossos munícipes.

 

11h – DESFAZER FRENTE DE HONRA

• PALESTRA – SECRETÁRIO NACIONAL DE CUIDADOS E PREVENÇÃO ÀS DROGAS, QUIRINO CORDEIRO JÚNIOR

TEMA: “Os dois anos da Política Nacional sobre Drogas”.

• DEPOIMENTO – RAFAEL ILHA

• PALESTRA – SECRETÁRIO MUNICIPAL DA CIDADANIA, CLAYTON LUSTOSA.

TEMA: “Dados da Política sobre Drogas em Sorocaba”.

• HOMENAGENS – CONGRATULAÇÕES

12h – ENCERRAMENTO

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sistema Didático de Ensino do Sesi será implantado na rede municipal

Tatuí corta uso de recursos públicos para o carnaval após chuvas atingirem município

Câmara de Sorocaba vota projeto que cria Fundo de Proteção e Bem-Estar Animal nesta quarta

Mulher é detida em Sorocaba por cultivar pés de maconha

Guedes reconhece PIB abaixo do esperado, mas diz que ‘economia está voltando em V’

Ação interditou 11 locais no final de ano por causa de festas clandestinas em São Paulo