28 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Dia do Meio Ambiente é comemorado com plantio de 200 árvores em Sorocaba

Foto: SECOM
Postado em: 06/06/2023

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), promoveu, nesta segunda-feira (5), quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), o plantio de 200 árvores, em uma área pública localizada no Parque Vitória Régia, Zona Norte da cidade. A iniciativa envolveu alunos da Escola Estadual “Sarah Salvestro”, servidores das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Vitória Régia e Ulisses Guimarães, a Polícia Militar Ambiental e integrantes do Projeto Pescar.

 

As informações são da secretaria de comunicação.

 

A ação fez parte da programação da Semana do Meio Ambiente e teve como objetivo ampliar a área vegetal da cidade, alinhada com o Plano Municipal de Arborização Urbana. O local ganhou mudas de ipê-amarelo, ipê-branco, ingá-do-brejo, dedaleiro, grumixama, uvaia, pitanga, jabuticaba, entre outras espécies.

 

As árvores são responsáveis por regular a temperatura ambiente, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, absorvem ruídos, reduzem a circulação do vento, controlam a erosão do solo, renovam o oxigênio do ar e filtram as partículas sólidas em suspensão, provenientes de agentes poluidores.

 

Durante a ação, a equipe da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba ainda realizou uma oficina gratuita com todos participantes, mostrando a maneira adequada de se realizar o plantio.

 

Profissionais da Sema também providenciaram toda a estrutura necessária para a atividade, como a preparação dos berços, transporte e seleção das mudas, que são produzidas no Viveiro Municipal, além dos insumos e de tutores (bambus para suporte das mudas).

 

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas), para sensibilizar e encorajar ações no mundo todo em prol da proteção ambiental. Em Sorocaba, a inciativa faz parte do calendário oficial de datas alusivas ao meio ambiente, conforme prevê a Lei Municipal nº 8.812, de 15/07/2009.

 

A programação da Semana do Meio Ambiente ainda atende à Campanha Junho Verde (Lei Federal nº 14.932/2022), que tem como objetivo conscientizar a população acerca da importância da conservação dos ecossistemas naturais e de todos os seres vivos, além do combate à poluição e do uso consciente dos recursos naturais, para as presentes e as futuras gerações.

 

Confira a agenda completa de atividades especiais alusivas à data nas mídias sociais da Prefeitura de Sorocaba (@prefeituradeSorocaba) ou no site: www.sorocaba.sp.gov.br.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sorocaba agora conta com Guia Turístico em formato digital

Policlínica realiza mutirão de consultas dermatológica; ação vai atender 400 pacientes

Idoso de 67 anos é agredido com coronhadas por criminosos na Zona Norte

Morte de Claudião, do Black Sheep Bar, gera comoção na internet; velório ocorre nesta sexta

Governo de SP não informa se academias e salões de beleza poderão abrir; decisão sai nesta quarta-feira

A invenção do Herói no MACS - veja a coluna de José Simões